Colocações MEI 2012/2013

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-28 20:55:40 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Implementing an intelligent process for Image Recognition

Área Tecnológica

Sistemas de Informação

Local do Estágio

Lisboa

Enquadramento

Face à crescente necessidade de utilização de soluções de análise de imagem, e correlação com eventos, nomeadamente no âmbito das Arquitecturas orientadas a Eventos, sistemas de suporte à decisão, detecção e controlo de fraude e problemáticas conexas, e no caso concreto, da necessidade de uma solução inovadora que aplique esses conceitos à operação de portagens rodoviárias baseadas em arquitecturas de trânsito livre (“free-flow”) com cobrança electrónica, com especial ênfase no reconhecimento e detecção de tráfego com base em streams de vídeo, a Accenture pretende, no seu Tolling Center of Excellence de Lisboa (TCoE), criar uma solução inovadora, completa e auto-suficiente para esse fim, e cujo desenvolvimento sirva de template, tornando a solução normativa.

Objetivo

Tendo por base diversos projectos realizados pela Accenture na área de vídeo-detecção e suas aplicações à indústria de Portagens, o objectivo será estudar e desenvolver os componentes de um sistema de análise, avaliação e medida de eventos vídeo, segundo um sistema de regras suportado por um motor de decisão, assim como implementar uma framework de utilização genérica, que permita a divisão do sistema em módulos reutilizáveis para aplicação a futuros protótipos ou projectos de TI ligados às diferentes áreas de negócio da Accenture.
O sistema realizará as suas operações com recurso a conceitos avançados de identificação de padrões em imagens vídeo, tais como Fingerprinting multi-vectorial, identificação de padrões e pontos de interesse, heurísticas de relevância e distâncias computacionais segundo perfis de confiança de modulação de ruído. Adicionalmente, será desenvolvida uma aplicação de mobilidade, a instalar em dispositivos smartphone, que “aumenta” com informação relevante o processo de análise de imagem.
O sistema e framework associada contemplarão as normas internacionais da Metodologia de Delivery da Accenture (ADM), baseadas no modelo Rational Unified Process (RUP), podendo a estratégia de desenvolvimento ser feita segundo conceitos Agile Development /Extreme Programming (XP) ou Waterfall. O nível de reaproveitamento e a resistência ou a adaptabilidade das novas tendências da área de TI serão considerados indicadores fundamentais da solução implementada.
As soluções desenvolvidas no âmbito do estágio serão envolvidas numa prova de conceito mais alargada.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

O projecto terá a duração de 9 meses. Durante esse período pretende-se preparar o aluno para o desempenho da função de consultor de IT dando-lhe a oportunidade de participar nas diferentes fases de um ciclo de desenvolvimento da solução:
- Reuniões de levantamento de requisitos (Setembro-Outubro)
- Análise funcional, técnica e arquitectural (Novembro-Janeiro)
- Configuração da solução integrada e realização de testes de aceitação (Janeiro-Março)

Plano de Trabalhos - Semestre 2

- Elaboração do Manual de solução implementada, incluindo relatórios recolhidos da solução (que a justificam) (Abril-Maio)
- Participação em sessões de formação interna (contínuo)

Condições

- Estágio a Full-time
- Bolsa de Estágio (valor a definir)

Observações

De forma a possibilitar um acompanhamento mais efectivo e focado, o projecto será, ainda, subdividido por componentes aplicativos:
- Estrutura aplicativa
- Modelo lógico
- Protocolos JDBC
- User Interface
- Autenticação de utilizadores
- Report

Orientador

Ricardo Almeida
ricardo.g.almeida@accenture.com 📩