Colocações MEI 2012/2013

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-29 00:37:09 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Pulse Quality Assurance Process (PQAP)

Área Tecnológica

Engenharia de Software

Local do Estágio

Coimbra (ou, opcionalmente, em Lisboa)

Enquadramento

A FeedZai S.A. é uma empresa de software especializada em processamento de dados em tempo real, sendo um spin-off tecnológico da Universidade de Coimbra. Em particular, a FeedZai desenvolve um produto chamado FeedZai Pulse que permite o tratamento de grandes volumes de dados em tempo real. Atestando o potencial disruptivo da sua tecnologia, foi em 2011 selecionada pela Gartner Research, uma das maiores empresas de análise do mercado de IT a nível mundial, entre várias centenas de empresas avaliadas de todo o mundo, como "Cool Vendor 2011", na área de "Analytics and Business Intelligence", tendo sido também reconhecida como uma das "Top-20 Smart Companies in Europe".

O produto Pulse é composto de vários módulos com alguma complexidade. A título de exemplo, existe um motor de processamento de eventos em tempo real que produz resultados de acordo com um conjunto de queries que foram compiladas e posteriormente executadas. Existe um sistema de alarmista baseado em regras que podem ser definidas comparando baselines históricas com valores em tempo real ou contra valores pré-definidos. Existe uma componente forte de visualização web baseada em interfaces REST, HTML5 e JavaScript. Estes são apenas alguns dos módulos, existindo outros.

Uma parte importante do desenvolvimento do produto Pulse refere-se ao processo de Quality Assurance e validação de software. Só tendo um processo completo de controlo de qualidade é possível garantir que o software possui os requisitos de qualidade necessários satisfazendo as necessidades dos seus utilizadores.

A FeedZai possui um interesse forte em melhorar a sua plataforma de controlo de qualidade, em particular, formalizando os mecanismos de teste que são utilizados assim como as várias componentes, assim como garantir a qualidade global do produto desenvolvido.

Objetivo

Como foi anteriormente mencionado, o produto FeedZai Pulse possui uma complexidade não desprezável, sendo atualmente desenvolvido por uma equipa com alguma dimensão. É uma aposta estratégica da empresa melhorar todo o processo de controlo de qualidade. O aluno será integrado na atual equipa de controlo de qualidade. Os principais objectivos deste estágio são:

1) Perceber qual o estado da arte em controlo de qualidade, validação e testes.
2) Aferir a efetividade dos mecanismos de controlo de qualidade atualmente implementados no processo de desenvolvimento de software da FeedZai.
2) Montar uma infraestrutura para testes automatizados de software. Em particular, criar um sistema de testes automáticos a nível de interface com utilizador, multi-browser, para efeitos de testes funcionais e testes de regressão.
3) Melhorar (ou reimplementar) o sistema de testes automáticos, de sistema, de validação dos motores de backend do Pulse.
4) Criar um processo integrado de testes de software com um sistema de continuous building com recolha de automática e sistemática de métricas de qualidade.

Dados os objectivos deste projeto o estagiário deverá ter conhecimentos fortes em validação de software, controlo de qualidade e sistemas de teste.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Objectivo:
O principal objectivo desde semestre é perceber qual o estado da arte testes de software e controlo de qualidade, assim como aferir qual o estado corrente dos mecanismos de controlo de qualidade atualmente implementados no processo de desenvolvimento de software da FeedZai.

Abordagem:
Será adoptada uma abordagem iterativa de desenvolvimento, baseada em Scrum, em que em cada ciclo de desenvolvimento (duas a três semanas) serão definidos um conjunto de objectivos para a iteração, assim como procedimentos de avaliação. Existirão reuniões semanais de acompanhamento do trabalho.

Atividades a desenvolver durante o semestre:
- Integração na empresa e familiarização com o produto Pulse
- Levantamento do estado da arte em controlo de qualidade, testes de software e ferramentas que os suportam
- Levantamento e sistematização dos mecanismos de controlo de qualidade atualmente em utilização na FeedZai
- Escrita do relatório intermédio de estágio

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Objectivo:
O principal objectivo desde semestre é a implementação de mecanismos de controlo de qualidade no processo de desenvolvimento do produto Pulse, assim como a sua avaliação.

Abordagem:
Será adoptada uma abordagem iterativa de desenvolvimento, baseada em Scrum, em que em cada ciclo de desenvolvimento (duas a três semanas) serão definidos um conjunto de objectivos para a iteração, assim como procedimentos de avaliação. Existirão reuniões semanais de acompanhamento do trabalho.

Atividades a desenvolver durante o semestre:
- Montar uma infraestrutura para testes automatizados de software. Em particular, criar um sistema de testes automáticos a nível de interface com utilizador, multi-browser, para efeitos de testes funcionais e testes de regressão.
- Melhorar (ou reimplementar) o sistema de testes automáticos, de sistema, de validação dos motores de backend do Pulse.
- Criar um processo integrado de testes de software com um sistema de continuous building com recolha de automática e sistemática de métricas de qualidade.
- Escrita do relatório de estágio

Dado o enquadramento deste estágio na área de controlo de qualidade, é também objectivo explícito do estágio que o aluno participe em atividades de controlo de qualidade do produto assim como afira sobre os resultados obtidos.

Condições

Estágio Remunerado

Observações

É possível encontrar mais informação sobre o produto e a empresa nos seguintes links:
www.feedzai.com
https://docs.feedzai.com/display/pulse

Orientador

Eng. Diogo Guerra
diogo.guerra@feedzai.com 📩