Colocações MEI 2012/2013

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-28 22:32:57 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Automating Energy with the Internet of Things

Área Tecnológica

Engenharia de Software

Local do Estágio

Sede da Empresa

Enquadramento

O consumo energético atual é um problema, tendo a Comissão Europeia estabelecido objectivos para todos os Estados Membros no que toca ao aumento da eficiência energética e consequente redução das emissões de dióxido de carbono, na chamada política dos 20-20-20. É crescente a tendência de monitorização em vários mercados, com ênfase nos mercados de consumo de recursos como no caso do elétrico. Tendência essa que vem dar ênfase à conhecida citação do engenheiro de software Tom Demarco, que “não é possível controlar aquilo não se pode medir“. Assim a monitorização energética é uma ferramenta crucial para a optimização do consumo energético do consumidor.
Neste cenário, a NumberDiscover apresenta o Unplugg; uma plataforma de monitorização de consumo energético para o sector do mercado doméstico, que se diferencia pela conjugação de monitorização, análise de dados e atuação, desafiando o utilizador a melhorar a sua performance energética. A NumberDiscover conta com o apoio da ISA - Intelligent Sensing Anywhere, SA, que apresenta uma ampla experiência no mercado energético e monitorização e está incubada virtualmente no Instituto Pedro Nunes em Coimbra.

Objetivo

O objetivo global do estágio é o estudo e desenvolvimento de tecnologias catalisadoras da eficiência energética.

O trabalho a realizar será focado na plataforma Unplugg, sendo necessário desenvolvimento Web da plataforma e no suporte para dispositivos móveis. Este consiste em dois objectivos a seguir descritos.

Tendo em conta o seu potencial de integração e associação com a denominada internet of things existem inúmeras possibilidades de desenvolver tecnologia inovadora e com relevo no mercado. Pretende-se explorar as possibilidades decorrentes dos sistemas ubíquos associados a elementos de inteligência artificial que resultem numa qualidade de vida superior. Este será o primeiro objectivo.

Numa lógica de continuidade do objectivo anterior, bem como optimização da infraestrutura já existente, o segundo objectivo passará por avaliar pontos de melhoria de performance de comunicação e computação na plataforma, de forma a desenvolver uma experiência mais agradável e eficaz para o utilizador. Pretende-se que com a optimização do sistema seja possível maximizar o rendimento disponibilizado pela infraestrutura informática da plataforma, enquanto se potencializa o uso do estado da arte tecnológico para atingir um serviço de qualidade diferenciadora.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

- Estudo do estado da arte da chamada internet of things com particular incidência no sector energético.

- Estudo de possíveis tecnologias e plataformas de desenvolvimento.

- Implementação de integração entre a plataforma e hardware que potencie a sinergia de monitorização/atuação.

- Escrita do relatório intermédio.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

- Análise da performance da plataforma.

- Implementação das soluções propostas.

- Experimentação das soluções implementadas.

- Validação das soluções implementadas.

- Escrita do relatório final.

Condições

A NumberDiscover disponilizará ao estagiário um posto de trabalho nos seus escritórios. Assume-se que o estagiário tem em sua posse o material necessário para a realização do estágio. Caso isto não aconteça, a empresa irá atuar no sentido de suprir as necessidades que existirem.
A NumberDiscover será também capaz de fornecer ao estagiário trabalho num ambiente empreendedor e desafiante, característico de uma startup. O estágio será remunerado.

Orientador

Rafael Patrício Balaus Jegundo
rafael@unplu.gg 📩