Colocações MEI 2012/2013

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-28 19:56:11 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Análise de dados e implementação de dinâmicas de jogo para eficiência energética

Área Tecnológica

Engenharia de Software

Local do Estágio

Sede da empresa

Enquadramento

O consumo energético atual é um problema, tendo a Comissão Europeia estabelecido objectivos para todos os Estados Membros no que toca ao aumento da eficiência energética e consequente redução das emissões de dióxido de carbono, na chamada política dos 20-20-20. É crescente a tendência de monitorização em vários mercados, com ênfase nos mercados de consumo de recursos como no caso do elétrico. Tendência essa que vem dar ênfase à conhecida citação do engenheiro de software Tom Demarco, que “não é possível controlar aquilo não se pode medir“. Assim a monitorização energética é uma ferramenta crucial para a optimização do consumo energético do consumidor.

Neste cenário, a NumberDiscover apresenta o Unplugg; uma plataforma de monitorização de consumo energético para o sector do mercado doméstico, que se diferencia pela conjugação de monitorização, análise de dados e atuação, desafiando o utilizador a melhorar a sua performance energética. A NumberDiscover conta com o apoio da ISA - Intelligent Sensing Anywhere, SA, que apresenta uma ampla experiência no mercado energético e monitorização e está incubada virtualmente no Instituto Pedro Nunes em Coimbra.

Objetivo

O objetivo principal do estágio é o estudo e desenvolvimento de tecnologias catalisadoras da eficiência energética.

O trabalho a realizar será focado na plataforma Unplugg, sendo necessário desenvolvimento Web da plataforma e no suporte para dispositivos móveis.
O desenvolvimento Web irá focar-se maioritariamente em três vertentes de enorme importância para o funcionamento da plataforma: a integração de Smart Meters e Power Meters existentes no mercado com a plataforma, a melhoria e desenvolvimento dos mecanismos de análise de gastos energéticos e a construção de desafios e mecânicas de jogo que estimulem o utilizador.

Sendo um dos objectivos do serviço a sua interoperabilidade com os diversos aparelhos existentes no mercado, será necessário fazer algum trabalho de integração com alguns casos em que a comunicação entre o aparelho e a plataforma não aconteça de uma forma muito facilitada. Para isto será necessário o desenvolvimento ou integração de APIs.

O principal objectivo nesta plataforma é a poupança efetiva de energia por parte dos utilizadores, e por conseguinte a sua medição é de grande importância. Neste âmbito, terão de ser estudadas e desenvolvidas técnicas de análise e reconhecimento de padrões de energia gasta e detecção de anomalias nos consumos. Este estudo poderá englobar técnicas de Inteligência Artificial mais aprofundadas para melhorar a qualidade deste feedback a dar ao utilizador.

A perspectiva de jogo, não sendo o objectivo primário da plataforma, é um meio para motivar utilizadores no seu uso através de um sistema de pontos e desafios para manter o utilizador motivado na tarefa de poupança de energia e da utilização da plataforma.

Para finalizar, será provavelmente necessário adequar estas três vertentes a plataformas móveis.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

- Estudo do estado da arte relativamente a tecnologias dinamizadoras da eficiência energética e métodos de visualização.

- Estudo de possíveis tecnologias de desenvolvimento.

- Introdução de métodos de reconhecimento de padrões de consumo energético.

- Escrita do relatório intermédio.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

- Introdução de elementos de jogo na plataforma.

- Implementação das soluções propostas.

- Experimentação das soluções implementadas.

- Validação das soluções implementadas.

- Escrita do relatório final.

Condições

A NumberDiscover disponilizará ao estagiário um posto de trabalho nos seus escritórios. Assume-se que o estagiário tem em sua posse o material necessário para a realização do estágio. Caso isto não aconteça, a empresa irá atuar no sentido de suprir as necessidades que existirem.
A NumberDiscover será também capaz de fornecer ao estagiário trabalho num ambiente empreendedor e desafiante, característico de uma startup. O estágio será remunerado.

Observações

Para este estágio é sugerido o professor Pedro Abreu (pha@dei.uc.pt) com o intuito de este servir de orientador académico do estágio proposto, com quem já tivemos oportunidade de conversar sobre o mesmo.

Orientador

Rafael Patricio Balaus Jegundo
rafael@unplu.gg 📩