Colocações MEI 2012/2013

DEI - FCTUC
Gerado a 2025-01-05 07:28:47 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

PRO013-IR SOCIALize – Social Network Analysis

Área Tecnológica

Sistemas de Informação

Local do Estágio

Aveiro Inova-Ria Maisis

Enquadramento

Criação de uma aplicação para integração de informação existente em várias redes sociais: facebook; linked-in; last.fm; trip.it. Este sistema deverá gerar uma rede social integrada na qual será possível efectuar as seguintes operações: visualização; pesquisa; navegação; análise temporal (trends); recomendação; capacidade de apoio à decisão. Ao captar de uma forma correcta esta informação terão que ser criados um conjunto de algoritmos que permitam determinar entre outros, padrões e semelhanças.

Objetivo

• Estudo e análise nos seguintes tópicos: redes sociais; arquitectura interoperável; algoritmos de data-mining.
• Documentação (Requisitos; Especificação, Protótipagem/Mock-ups)
• Implementação do sistema de integração de redes sociais.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

T1 – Estudo das redes sociais e algoritmos de data mining
Esta tarefa tem como objectivo dotar o estagiário de conhecimento sobre conceitos importantes para a implementação do sistema, nomeadamente:
 Análise de redes sociais
 Estudo de algoritmos de data mining
 Ontologias (OWL)

T2. Levantamento de requisitos
Pretende-se que o estagiário deverá efectuar um estudo e levantamento dos requisitos do sistema a implementar. Estes requisitos serão validados pelos membros da equipa e pelos stakeholders.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

T3. Prototipagem
Nesta tarefa o estagiário deverá estruturar, planear e desenhar a interface de utilização com vista á navegação na estrutura de conhecimento. Existem diferentes formas de realizar esta tarefa, no entanto propõe o seguinte conjunto de outputs:
o Mapas de navegação
o Storyboards
o Protótipos da UI
o Mockups gráficos

Convém referir que, sendo o objectivo deste estágio o desenvolvimento de uma perspectiva Web de edição de uma determinada estrutura de conhecimento (ontologias), é critico dotar o sistema de uma interface intuito, de alta usabilidade e escalável, que permita visualizar “conhecimento” de uma forma rica (ex. grafos, mind-maps). Esta fase irá ter um papel importante na experiência do utilização da aplicação a criar, logo esta fase é de extrema relevância para o resultado final do estágio.

T4. Especificação
Nesta fase deverá ser criado um ou mais artífices que definam de uma forma detalhada a especificação do sistema. Uma boa especificação para além de tornar o projecto mais claro e tangível, auxilia e evita também possíveis dissabores nas fases posteriores.


T5. Testes e Implementação
Pretende-se que o estagiário nesta tarefa implemente o sistema. Para isso pede-se que para além da implementação sejam também criados testes de unidade e testes de automação.

T6. Testes e Integração
Esta fase tem por objectivo integrar os diferentes componentes criados, assim com a criação e execução de baterias de testes de integração e automação.

T7. Auditoria e Revisão
Neste ponto o estagiário terá que assegurar que os artifícios criados estão consistentes e correctos, de acordo com as politicas definidas para a organização e projecto. A aprovação do trabalho realizado está dependente do resultado dos processos de verificação e validação realizados.


Condições

Inclusão no âmbito do Programa Talento.
Consulta o Regulamento deste programa em: http://www.inova-ria.pt/projectos/talento.asp

Observações

Referências bibliográficas:
Davis, Mills. 2008. Semantic Wave 2008 Report. [Document] Washington : Project10X, Project10X, 2008.
Smith, Reid G. and Farquhar, Adam. 2000. The Road Ahead Knowledge Management. AI Magazine. 2000.


Aspectos inovadores da proposta:
Integração de sistemas, redes sociais, desenvolvimento em tecnologias state-of-the-art e algoritmos de data-mining.

Orientador

José Miguel Carvalho Larguesa Grade
regina@inova-ria.pt 📩