Propostas de Estágio 2011/2012

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-29 14:43:52 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

SI Policia Municipal II

Área Tecnológica

Sistemas de Informação

Local do Estágio

Municipo Coimbra

Enquadramento

Nos últimos anos a Câmara Municipal de Coimbra tem crescido ao nível dos serviços que presta ao munícipe e desenvolvido esforços para responder às especificidades funcionais destes.
Actualmente, no âmbito aplicacional, muitos destes serviços revelam características específicas de negócio, sendo necessário o desenvolvimento de aplicações adaptadas aos requisitos impostos por esses serviços. O Serviço de Polícia Municipal (SPM) é exemplo disso mesmo.
Desde a sua criação em 2003, a definição de processos e a optimização dos mesmos tem sido uma prioridade, garantindo uma melhoria contínua nos serviços prestados ao munícipe. Os recursos informáticos são imprescindíveis para a boa implementação destes processos, conferindo-lhes maior eficácia e também maior transparência dos processos.
Tendo em conta o crescimento das necessidades deste serviço e face às novas valências e directrizes das entidades reguladoras dos processos (internas e externas), as aplicações existentes neste serviço foram revistas e reformuladas face às novas especificações de requisitos.
Actualmente a Câmara Municipal de Coimbra responde às necessidades existentes através de várias aplicações (por área funcional, ex: Fiscalização, Trânsito e Contra-Ordenações) que fariam sentido existir numa aplicação única transversal a todas as áreas de competência do SPM.
Em 2010 a Divisão de Informática deu início à implementação do projecto “PROFICO” (Processos de Fiscalização e Contra-Ordenações) que visa dar resposta a estas preocupações. Este projecto apresenta-se como uma aplicação integradora dos requisitos existentes apoiando-se numa arquitectura modular MVC baseando-se em diversas tecnologias.
Á data, a implementação da componente de “Fiscalização Geral” no âmbito do projecto “PROFICO” já é uma realidade. Sendo que os seus requisitos estão na sua maioria implementados, o passo seguinte visa em incorporar nesta aplicação a vertente de “Fiscalização de Trânsito”.
Propõe-se para esta dissertação/estágio o levantamento, análise e implementação dos requisitos aplicacionais da vertente de “Gestão de Processos de Contra-Ordenações de Trânsito” tendo em conta as especificações de requisitos já levantadas à data.

Objetivo

Genericamente pretende-se levantar, analisar, uniformizar os requisitos ao nível dos procedimentos de Trânsito extraindo daí requisitos funcionais para integrar com a aplicação Web já existente.
Desde a constatação de uma ocorrência no decurso de um acto de fiscalização de trânsito, até ao levantamento do Auto de Contra-Ordenação (e posterior fase de instrução do processo junto da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR)), pretende-se implementar um conjunto de funcionalidades que representem este processo.
O sistema deverá ser munido de um frontend para actores com o perfil de “utilizador” (existindo especializações deste) e de um backoffice para administração.
Numa visão de alto-nível, o sistema deverá permitir um conjunto de funcionalidades tais como:
• Parametrização de regras de negócio da aplicação (ex: questões legais, prazos de prescrição, inserção de decretos lei, etc);
• Sistema de alertas de aviso ao utilizador - assumindo os prazos impostos por lei e informando os funcionários dos estados dos processos automaticamente;
• Desenvolvimento de relatórios com a criação de marcadores próprios provenientes de campos em base de dados (BD);
• Definição de fluxos de utilização;
• Gestão do Processo de Contra-Ordenações de Trânsito: criação de processos de autos de contra-ordenação trânsito e de bloqueamento (com base no registo de talões), acompanhamento da evolução interna e externa do processo sob a forma de histórico, sistema de pesquisa e consulta de dados, sistema de controlo da receita, impressão e apensação de ofícios, de notificações ao proprietário, comunicação a entidades externas (PSP, ANSR, GNR), emissão de talões de aceitação, avisos de recepção, pedidos de identificação e criação de Autos, emissão de Autos de Bloqueamento, associação gráfica de danos existentes nos veículos rebocados, etc.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

O ciclo de vida do projecto compreenderá quatro fases: Incepção, Elaboração, Construção e Transição. Estas são genericamente aqui apresentadas:

1º Fase de Incepção

• T1 – Definição da “Visão e Âmbito” do projecto
• T2 – Conhecimento do domínio do problema
• T3 – Granularização das principais funcionalidades do sistema
• T4 – Planeamento do projecto (análise de risco, definições técnicas, estudo de viabilidade, etc.)
1ª Meta – Compreender o domínio do negócio e estabelecer objectivos para a solução, definições técnicas e produzir entregáveis necessários

2º Fase de Elaboração

• T5 – Elicitação e Análise de Requisitos junto dos stakeholders
• T6 – Arquitectura da solução
2ª Meta – Compreender o domínio da solução e produzir os entregáveis necessários

Plano de Trabalhos - Semestre 2

3ª Fase de Construção

• T7 – Design da solução
• T8 - Implementação de testes e desenvolvimento da solução
• T9 – Execução de testes
3ª e 4ª Meta – Entrega da uma demo e recolha de feedback dos stakeholders

4ª Fase de Transição

• T10 – Entrega e Implantação da solução
5ª Meta – Entrega da versão final do produto, implantação da solução e manual de utilizador

Condições

O estágio decorrerá nas instalações da Divisão de Informática do Município de Coimbra, onde serão colocados à disposição do Aluno todos os recursos técnicos necessários.
O estágio não é remunerado.

Observações

Este estágio consiste na 2ª fase de um projecto, cuja primeira fase está em curso, também no âmbito de um estágio do DEI, com o aluno Pedro Miguel Ferreira Peixoto, sob orientação do docente do DEI, Prof. Paulo Gomes.

Orientador

Nuno Alexandre Couceiro Pimenta
nuno.pimenta@cm-coimbra.pt 📩