Propostas de Estágio 2011/2012

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-29 10:15:18 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Gestão de Infraestruturas Virtualizadas para Redes de Acesso

Área Tecnológica

Comunicação Telemática

Local do Estágio

Dep. de Eng. Informática, Universidade de Coimbra

Enquadramento

O projecto Virtuoso resulta de um consórcio entre a PT Inovação e a Universidade de Coimbra. Em anos anteriores este projecto produziu já resultados significativos na vertente de segurança em redes de acesso de banda larga e ambientes multi-serviço (internet, voz, IPTV, VoD, etc.) e no desenvolvimento de plataformas de gestão baseadas na norma TR069 do Broadband Forum, para utilização em servidores de configuração e gestão remota de equipamentos (routers, access points, set-top boxes, entre outros).

Pretende-se agora dar seguimento ao trabalho já desenvolvido, explorando o potencial da virtualização de infraestruturas e equipamentos em ambientes de banda larga geridos pelos operadores, quer redefinindo arquitecturas de gestão e serviços já existentes, quer explorando novos modelos de utilização e integração.

O trabalho a desenvolver no âmbito deste estágio dará especial ênfase aos aspectos da gestão e suporte aos serviços virtualizados, dando a oportunidade ao candidato selecionado de se familiarizar com os mecanismos e infraestruturas na esfera do operador de telecomunicações.

Objetivo

Para este trabalho, o estagiário deverá familiarizar-se com a infraestrutura de gestão baseada em TR069 que já foi desenvolvida, assim como as tecnologias e plataformas de virtualização desenvolvidas e utilizadas pela PT Inovação. Tal implicará:

- Estudo das arquitecturas de gestão e serviços típicas das redes de acesso de banda larga. Em particular, e entre outros aspectos, deverá procurar adquirir competências relativas à framework de gestão CWMP/TR069 do Broadband Forum.

- Familiarização com a pilha TR069 já desenvolvida em fases anteriores do projecto.

- Familiarização com as tecnologias e arquitecturas de virtualização em ambientes de banda larga e, mais especificamente, com as soluções adoptadas pela PT Iovação.

- Identificação, proposta, implementação e validação de um conjunto de aspectos a explorar no contexto dos ambientes virtualizados em redes de acesso de banda larga.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

- Familiarização com o tema do trabalho, análise do estado da arte e dos componentes já produzidos no âmbito do projecto (4 semanas).
- Análise da infraestrutura de OSS e serviços virtualizados da PT Inovação (4 semanas).
- Análise e proposta preliminar dos aspectos a explorar (4 semanas).
- Início dos trabalhos de implementação (3 semanas).

Plano de Trabalhos - Semestre 2

- Continuação do trabalho de implementação (5 semanas)
- Testes e Validação (5 semanas)
- Análise dos dados e preparação de comunicação científica (2 semanas)
- Documentação final e Escrita do Relatório/Dissertação (3 semanas).

Condições

Será dada preferência a candidatos com domínio da linguagem Java, SOA, Webservices e tecnologias associadas.
Experiência prévia em ferramentas de virtualização será também factor de preferência.

A capacidade de trabalho em equipa será essencial, dado que o candidato ficará enquadrado na equipa do Projecto Virtuoso.

Observações

Existe a possibilidade de remunerar o estagiário com uma Bolsa de Investigação, com valores e condições a definir em função do perfil e da disponibilidade do candidato.

Em função dos resultados obtidos, o aluno poderá eventualmente ser convidado para um estágio profissional remunerado na PT Inovação, com a duração de 12 meses. Este eventual estágio poderá vir a ter início em Março/2010 (sendo a parte final da Dissertação feita nas instalações da PT Inovação) ou em Agosto/2010 (após conclusão da Dissertação).

Orientador

Paulo Simões
psimoes@dei.uc.pt 📩