Propostas de Estágio 2011/2012

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-29 15:51:28 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

PulseViews: A Solution for Pulse Dashboarding

Área Tecnológica

Sistemas Móvies e Ubíquos

Local do Estágio

FeedZai -- Instituto Pedro Nunes (IPN)

Enquadramento

A computação está a entrar na sua quinta geração com o aparecimento de novas plataformas e aplicações móveis. O uso de internet em "Smart Phones" e outros dispositivos móveis como o iPad estão a revolucionar a forma como as pessoas comunicam e consomem informação. Com a capacidade de aceder a informação a qualquer momento e em qualquer lugar num dispositivo móvel, os consumidores estão equipados para tomaram mais e mais decisões rapidamente e de forma informada.

O acesso móvel a informação atualizada, ao segundo, irá muito provavelmente eclipsar a forma como hoje é produzida informação de negócio (não em tempo real e não em dispositivos móveis) e originar uma nova era de Inteligência Móvel. Esta convergência de informação de negócio em tempo real com a capacidade de analise móvel fornecerá aos decisores de negócio as ferramentas que lhes permitem tomar decisões muito rapidamente, "on the spot" e aproveitar janelas de oportunidade que de outra forma perderiam.

Esta revolução, despoletada no segmento de consumidor, está agora a começar a sentir-se de forma bastante acentuada no segmento empresarial.

A FeedZai possui um produto de processamento de dados em tempo real chamado FeedZai Pulse(TM). [http://www.feedzai.com/pages/products]

Um dos objectivos do Pulse é mostrar a informação que processa em tempo real aos decisores de negócio de forma simples e eficaz que lhes permita tomar decisões de forma rápida e eficaz. Atualmente, o produto possui uma série de componentes que permitem visualizar a informação na web, usando um browser. No âmbito deste estágio pretende-se dar o salto para o mundo da mobilidade, implementando uma solução que permita criar e visualizar dashboards em tempo real na plataforma iPad/iPhone.

Objetivo

Este estágio enquadra-se no projeto Pulse e compreende a realização do primeiro componente mencionado acima no contexto dos dispositivos móveis. Isto é, o objectivo deste estágio é a especificação e desenvolvimento de modulo visualização em tempo real (real-time dashboarding) para a plataforma iPad/iPhone. Em particular, isto inclui:
- O desenvolvimento de um ambiente que permita especificar dashboards de forma visual.
- A criação de uma aplicação nativa que, uma vez configurada, permita mostrar estes dashboards. Os dashboards serão alimentados em tempo real pelo motor Pulse.

No site www.feedzai.com é possível ver alguns exemplos de dashboards.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Preparação (2 meses):
Integração na área de trabalho, analisando as ferramentas de reporting existentes no mercado e em particular as que:
- Possuem capacidade de visualização em tempo real.
- Suportam dispositivos móveis.

Espera-se também a familiarização com o produto Pulse da FeedZai e a forma como o mesmo funciona.

Durante esta fase espera-se que sejam escritos dois capítulos
da dissertação: (1) Introdução; (2) Estado-da-Arte.

Desenvolvimento Iterativo (2 meses): Será adoptada uma abordagem
iterativa de desenvolvimento, baseada em Scrum, em que em cada ciclo de desenvolvimento (duas a três semanas) serão definidas experiências ou funcionalidades a implementar, assim como procedimentos de avaliação. Existirão reuniões semanais de acompanhamento do trabalho. No primeiro semestre pretende-se implementar pelo menos duas iterações.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Desenvolvimento Iterativo (4 meses): Continuação do desenvolvimento iterativo do projeto, usando uma metodologia iterativa de desenvolvimento.

Conclusão (1 mês): Esta fase será dedicada à escrita dos restantes capítulos da dissertação.

Condições

Estágio Remunerado (durante a totalidade do estágio).

Observações

Admissão do Estagiário sujeita a entrevista.

Orientador

Olga Filipova
olga.filipova@feedzai.com 📩