Propostas de Estágio 2011/2012

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-29 17:06:21 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Aplicações de semântica móvel

Área Tecnológica

Reconhecimento de Padrões

Local do Estágio

LARN - Laboratório de Redes Neuronais

Enquadramento

A classificação de texto – atribuição de categorias a textos de linguagem natural baseadas no seu conteúdo – é uma componente importante em muitas tarefas de gestão de informação. A sua aplicação mais proeminente tem sido a atribuição de categorias de assuntos a documentos para suporte à pesquisa, encaminhamento e filtragem de informação. Em muitos contextos, recorre-se a profissionais que efectuam a etiquetagem de novos assuntos. Adicionalmente, a categorização automática de texto pode ter um papel importante numa gama alargada de tarefas de gestão, mais personalizadas, mais flexíveis e mais dinâmicas tais como: organização em tempo real da caixa de email, ou mesmo a estruturação da informação pessoal em hierarquias; pesquisa estruturada e/ou navegação; ou pesquisa dinâmica de documentos de interesse, passados ou actuais. Nesta última categoria, as aplicações móveis têm suscitado um nível de interesse crescente com a proliferação dos dispositivos móveis tais como os smartphones, ou os tablets que permitem a implementação de soluções para problemas do dia-a-dia, por exemplo, com aplicações de realidade aumentada.

Objetivo

Este estágio tem como objectivo o desenvolvimento de técnicas de semântica e de técnicas de classificação de texto e a sua integração numa aplicação móvel que mostre como semântica pode ser enriquecer tarefas do dia-a-dia que usam a classificação de texto.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

1. Revisão bibliográfica
2. Definir/construir representações semânticas do texto
3. Definir motor semântico de classificação, incluindo ontologias de apoio
4. Relatório Intermédio

Plano de Trabalhos - Semestre 2

1. Definir motor semântico de classificação, incluindo ontologias de apoio
2. Testes e experimentação
3. Relatório Final

Condições

O trabalho será desenvolvido no Departamento de Engenharia Informática, no Grupo de Computação Adaptativa, Laboratório de Redes Neuronais (LARN), no Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra. Não há bolsa disponível para este estágio.

Proposta de Estágio - Edição 2011/2012
MEI- Mestrado em Eng. Informática – DEI/FCTUC

Orientador

Profª. Doutora Bernardete Ribeiro / Co-orientadora Doutora Catarina Silva
bribeiro@dei.uc.pt 📩