Propostas de Estágio 2011/2012

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-29 11:57:12 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Sistema de Gestão de Custos de Projectos

Área Tecnológica

Sistemas de Informação

Local do Estágio

Beloura Office Park, Edifício 10, Quinta da Beloura, Sintra

Enquadramento

Num contexto actualmente competitivo em que se inserem as empresas, o controlo de custos dos projectos, é de importância significativa para sustentar e consolidar o crescimento económico dessas mesmas empresas.

O dimensionamento das estimativas de cada um dos projectos, passa por definir-se um conjunto de dimensões, credíveis, e que garantam com um grau de conforto a sua concretização. Conhecidas e dimensionadas as estimativas de custos do projecto, o nível de risco do projecto ficará definido nas principais componentes financeiras do projecto.

Um dos desafios deste projecto, passa por explicitar e formalizar a metodologia de custeio de um projecto, através da implementação de um sistema de avaliação, integrado com a actual arquitectura aplicacional. Este sistema deve permitir à organização avaliar o risco associado a cada projecto em avaliação, permitindo-lhe em linha com o que já foi referido anteriormente, identificar as principais variáveis financeiras.

O Sistema de Gestão de Custos de Projectos, a implementar deve permitir como principais requisitos as seguintes funcionalidades:
a) Definição da característica do projecto (Nome do cliente potencial, Descrição do projecto, Definição do período, data de início e data fim., Áreas da empresa envolvidas para garantirem a execução do projecto, etc)
b) A definição do perfil de recursos para a sua execução do projecto (Nível de experiência, Papel / responsabilidade no projecto, Área da organização a que pertence, Tipificação do custo hora, etc)
c) Definição do calendário de execução do projecto (Definição do número de horas por cada dia de calendário,, Definição para cada recurso o período de calendário e respectiva alocação, Cálculo automático do volume de horas, e do custo de cada um dos recursos (incluído a margem de cada um dos recursos), etc)
d) Definição do valor de venda do projecto e respectivo do plano de facturação
e) Identificação ou não da necessidade de se recorrer a subcontratados, licenças de software, hardware, e outras despesas diversas.
f) Como output, o sistema deverá de forma automática, calcular um conjunto de variáveis financeiras, que irão permitir avaliar o nível de risco, suportando a tomada de decisão.

Áreas tecnológicas: Java, Spring, Web Application, Mobile

A Glintt é uma empresa líder em Portugal em vários sectores e está cotada na Euronext Lisbon. Actua no mercado das Tecnologias de Informação em três Continentes, sendo que Espanha, Angola e América Latina assumem particular importância. No mercado nacional, a Glintt detém uma forte posição nos negócios com a Banca, Telecomunicações, Saúde, Comércio, Indústria e Administração Pública. O volume de vendas ronda os 130 milhões de euros e o emprega mais do que 1000 colaboradores.

Objetivo

» Levantamento de Requisitos (capturando recorrendo a user stories)
» Elaboração da especificação da solução
» Desenho da solução
» Implementação da solução de forma iterativa com demonstrações no fim de cada iteração
» Definição, Execução e Relatório de Testes recorrendo a ferramenta TestLink
» Validação e alinhamento da solução com os stakeholders principais e o negócio
» Avaliação da solução e da competência dos estagiários

Plano de Trabalhos - Semestre 1

» Levantamento de Requisitos (recorrendo a User Stories para produção do Product Backlog)
» Prioritização do requisitos
» Especificação detalhada dos requisitos (de forma iteractiva)
» Validação dos requisitos com os Stakeholders (de forma iteractiva)
» Definição do plano de Releases e das Iterações por cada Release (Sprints)
» Elaboração de protótipo da solução (prova conceito da arquitectura)

Plano de Trabalhos - Semestre 2

» Implementação das iterações (sprints) para cada release de acordo com o planeamento.

O desenvolvimento será feito orientado à funcionalidade (feature driven development), isto é, completa-se totalmente uma funcionalidade (potencialmente pronta para produção) antes de se avançar para a próxima.

Idealmente teremos versões demonstráveis a cada 1-2 semanas, período a combinar.

Condições

O estagiário será integrado nas nossas equipas, nos nossos escritório, e terá exactamente as mesmas condições que um colaborador.

Nomeadamente terá:
» Local de trabalho
» Posto de trabalho (portatil)
» Acesso internet
» Conta de mail
» Acesso à intranet corporativa da Glintt
» Conta pessoal de estudante no ACM.org com acesso online a 4100 cursos interactivos de formação, 1100 laboratórios e 2200 livros.

Em termos de acompanhamento, numa primeira fase seguirá o processo de acolhimento da Glintt onde tomará conhecimento sobre a Glintt, a oferta, os processos, o plano de estágio detalhado e o apoio na instalação e configuração do posto de trabalho. Esta introdução, que dura cerca de 4 dias úteis.

O estagiário irá ser integrado na área respectiva do projecto e irá receber um acompanhamento que, dado que iremos usar metodologias ágeis, será maioritariamente diário (apoio, pontos de situação e planeamento diário) e será dado pelo orientador de estágios e por outros especialistas (analista de negócio, arquitectos de software, gestores de projecto, testers , etc.), dependendo das situações.

Com base no facto que o estagiário será enquadrado tal como qualquer outro colaborador, faremos um investimento na sua formação durante o ciclo da vida deste projecto, através de sessões de trabalho temáticas ou através do contacto com os vários especialistas de cada área, de acordo com as necessidades do projecto.

Sendo assim, esperamos conseguir um aumento na competência e na maturidade do estagiário, cujo objectivo será tirarmos partido deste até o fim do projecto e, eventualmente, para além deste.

Este estágio será remunerado com um valor a acordar com o aluno.

Orientador

Paulo Figueiredo
pfigueiredo@glintt.com 📩