Propostas de Estágio 2011/2012

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-29 11:33:22 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

TICE.HEALTHY – We.Can

Área Tecnológica

Engenharia de Software

Local do Estágio

Instituto Pedro Nunes, Coimbra

Enquadramento

O projecto TICE.Healthy – Sistemas de Saúde e Qualidade de Vida pretende desenvolver, integrar e testar abordagens tecnológicas inovadoras que sirvam de base a novos produtos e serviços para os mercados associados ao vector “Saúde e Qualidade de Vida”.

O TICE.Healthy tem como missão potenciar a presença das empresas e organizações portuguesas, e em particular as do PCT TICE, nos mercados globais da área estratégia do TICE.PT denominada “Saúde e Qualidade de Vida”. A missão será concretizada através de 4 linhas de acção, onde estão agrupados os diferentes sub-projectos e cujos objectivos, denominados de Objectivos Técnicos, se enunciam a seguir:
 Criar condições de segurança, vigilância e auto-controlo em ambiente hospitalar;
 Aumentar a autonomia dos pacientes e reduzir o tempo de permanência em ambiente hospitalar;
 Desenvolver tecnologias-chave, como biossensores e comunicações seguras e sua integração em sistemas de “trazer no corpo” ou implantáveis que permitam aos cidadãos e aos profissionais de saúde uma gestão omnipresente do seu estado de saúde;
 Novas ferramentas de software fiáveis para apoio a profissionais da saúde na tomada imediata da melhor decisão possível para fins de prevenção, diagnóstico e tratamento;
 Interoperabilidade dos sistemas de eHealth (informação integrada tanto ao nível do diagnóstico como do processo);
 Desenvolver tecnologias e produtos para tratamentos personalizados e contínuos, com a participação activa dos pacientes na prevenção e tratamento;
 Desenvolver soluções de diagnóstico e tratamento remoto para patologias específicas (doenças cardiovasculares, diabetes, doenças renais e hepáticas, entre outras);
 Desenvolver soluções baseadas em TI para apoio a pessoas com doença mental e stress.
Com as despesas de saúde a crescerem mais rapidamente do que o Produto Interno Bruto – PIB (estimativa de 16% do PIB até 2020 nos países da OCDE), este projecto mobilizador, financiado pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), pretende catalisar as duas dezenas de empresas do consórcio para a criação de serviços inovadores, utilizando como suporte a infra-estrutura internet.

Características do Sistema
As componentes a desenvolver no âmbito do projecto enquadram-se numa arquitectura orientada a serviços em ambiente distribuído e tecnológico e heterogéneo. Algumas características:
- Arquitectura RESTful
- Modelação de informação georreferenciada
- Desenho e análise funcional em função de critérios de performance, disponibilidade e escalabilidade
- Interface móvel de acesso a algumas funcionalidades, de forma ubíqua (iOS, Android, etc.)
- Controlo, monitorização e taxação do acesso a dados
- Mecanismos de reporting
- Forte componente de quality assurance com recurso a testes unitários, funcionais e de integração
- Implementação de módulos e componentes segundo padrões de encapsulamento e loose-coupling.
- Desenho e implementação de API’s e interfaces de comunicação (producer-consumer, publish-subscribe, real-time / assynchronous message queueing, push, etc.)
- Linguagens de programação Java e Python

Ferramentas de desenvolvimento
- PostgreSQL
- Eclipse IDE (ou qualquer outro editor de texto inteligente)
- RabbitMQ, Redis
- Django
- Oauth
- Git
- Apache, Nginx

Metodologia
O processo de desenvolvimento de software será baseado em SCRUM.
Os orientadores de ambas as partes (IPN e DEI), poderão participar nas reuniões de Sprint Planning e Sprint Retrospective. A documentação resultante das reuniões será disponibilizada ao orientador e júri do estágio.

Objetivo

O estagiário será incluído numa equipa mais ampla e multidisciplinar, sendo esperado que consiga participar de forma activa em todas as fases do desenvolvimento da aplicação.

De entre as funcionalidades da aplicação apresentam-se aquelas que constituem o objecto deste projecto:

Registo de Saúde Electrónico
Desenvolver um Processo Clínico Electrónico (PCE) específico para área da Neurologia - Doenças Mentais Degenerativas, que permita a caracterização social e familiar, a identificação dos cuidadores (familiares, amigos, vizinhos, IPSS, etc.), bem como a caracterização e acompanhamento médico do utente.

Acesso online aos serviços de saúde
Disponibilizar através da internet, de forma centralizada, serviços e produtos de saúde para pessoas que procuram por cuidados informais e por serviços que tem por objectivo promover uma melhor qualidade de vida, como um “mercado de saúde”.

Serviços de tele-saúde para o cidadão idoso e/ou com doença crónica
Desenvolver produtos e processos de acompanhamento e feedback dos doentes portadores de alteraçãpo ao seu metabolismo conducentes com quadros de Diabetes, Hipercolesterolemia e Obesidade, factores de risco associados, nomeadamente, às doenças cardiovascularesdesenvolver produtos e processos de acompanhamento e feedback dos doentes portadores de alteraçãpo ao seu metabolismo conducentes com quadros de Diabetes, Hipercolesterolemia e Obesidade, factores de risco associados, nomeadamente, às doenças cardiovasculares.

Acesso aos Processos clínicos e Administrativos sem papel nos hospitais
Permitir a interoperabilidade entre sistemas pessoais, privados e das instituições de saúde.

No final do projecto é pretendido que seja disponibilizada a versão 1.0 do We.Can.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Durante o 1º semestre, o projecto será composto pelas seguintes fases de desenvolvimento:
• F1 – Análise do estado da arte (25% do semestre) – Análise de soluções, boas práticas e as tecnologias a usar no projecto.
• F2 – Levantamento de requisitos (25% do semestre) – esta tarefa consiste no levantamento de requisitos do módulos a desenvolver.
• F3 – Desenho (50% do semestre) – será desenvolvido um protótipo dos módulos aplicação e o desenho de arquitectura.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Durante o 2º semestre, o projecto será composto pelas seguintes fases de desenvolvimento:
• F4 – Implementação (70% do semestre) – fase de desenvolvimento onde serão implementados os requisitos e funcionalidades determinadas em F2.
• F5 – Testes (20% do semestre) – fase em que será testada a robustez da aplicação desenvolvida. Serão feitas as correcções aos bugs que forem detectados.
• F6 – Deploy e relatório de projecto (10% do semestre) – Revisão final da aplicação desenvolvida e disponibilizada para produção.

Condições

O estágio é remunerado.

Observações

Sem observações

Orientador

Alcides Marques
alcides.marques@ipn.pt 📩