Propostas de Estágio 2011/2012

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-29 12:43:40 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Solução de Gestão de Competências, Formação e CVs

Área Tecnológica

Sistemas de Informação

Local do Estágio

Beloura Office Park, Edifício 10, Quinta da Beloura, Sintra

Enquadramento

Para melhorar a eficácia na gestão das competências (técnicas e soft skills) dos nossos recursos humanos pretendemos desenvolver uma solução integrada para gestão das Competências, da Experiência, da Formação e da Curricula Vitae. Em traços gerais queremos agilizar a manutenção, a pesquisa e exportação da informação automatizando, tudo o que for possível. Por exemplo, sempre que um colaborador participe numa acção de formação, as competências que esta fornecer serão automaticamente adicionadas ao seu perfil ou a recolha da experiência em projectos deverá ser automatica.

O desenvolvimento desta solução tem como principais objectivos:
» Criar um sistema de gestão para a formação dos colaboradores;
» Criar um sistema de gestão com informação estruturada sobre as competências e experiência profissional dos colaboradores;
» Agilizar o processo de pesquisa de colaboradores com as competências requeridas no âmbito de um determinado projecto/proposta;
» Agilizar o processo de geração de documentos com informação dos recursos propostos para projectos;
» Uniformizar a informação e forma de apresentação dos CV’s no âmbito da elaboração de propostas.

Áreas Tecnológicas: Advanced web development frameworks e Gestão de Recursos Humanos

A Glintt é uma empresa líder em Portugal em vários sectores e está cotada na Euronext Lisbon. Actua no mercado das Tecnologias de Informação em três Continentes, sendo que Espanha, Angola e América Latina assumem particular importância. No mercado nacional, a Glintt detém uma forte posição nos negócios com a Banca, Telecomunicações, Saúde, Comércio, Indústria e Administração Pública. O volume de vendas ronda os 130 milhões de euros e o emprega mais do que 1000 colaboradores.

Objetivo

» Levantamento de Requisitos (capturando recorrendo a user stories)
» Elaboração da especificação da solução
» Desenho da solução
» Implementação da solução de forma iterativa com demonstrações no fim de cada iteração
» Definição, Execução e Relatório de Testes recorrendo a ferramenta TestLink
» Validação e alinhamento da solução com os stakeholders principais e o negócio
» Avaliação da solução e da competência dos estagiários

Plano de Trabalhos - Semestre 1

» Levantamento de Requisitos (recorrendo a User Stories para produção do Product Backlog)
» Prioritização do requisitos
» Especificação detalhada dos requisitos (de forma iteractiva)
» Validação dos requisitos com os Stakeholders (de forma iteractiva)
» Definição do plano de Releases e das Iterações por cada Release (Sprints)
» Elaboração de protótipo da solução (prova conceito da arquitectura)

Plano de Trabalhos - Semestre 2

» Implementação das iterações (sprints) para cada release de acordo com o planeamento.

O desenvolvimento será feito orientado à funcionalidade (feature driven development), isto é, completa-se totalmente uma funcionalidade (potencialmente pronta para produção) antes de se avançar para a próxima.

Idealmente teremos versões demonstráveis a cada 1-2 semanas, período a combinar.

Condições

O estagiário será integrado nas nossas equipas, nos nossos escritório, e terá exactamente as mesmas condições que um colaborador.

Nomeadamente terá:
» Local de trabalho
» Posto de trabalho (portatil)
» Acesso internet
» Conta de mail
» Acesso à intranet corporativa da Glintt
» Conta pessoal de estudante no ACM.org com acesso online a 4100 cursos interactivos de formação, 1100 laboratórios e 2200 livros.

Em termos de acompanhamento, numa primeira fase seguirá o processo de acolhimento da Glintt onde tomará conhecimento sobre a Glintt, a oferta, os processos, o plano de estágio detalhado e o apoio na instalação e configuração do posto de trabalho. Esta introdução, que dura cerca de 4 dias úteis.

O estagiário irá ser integrado na área respectiva do projecto e irá receber um acompanhamento que, dado que iremos usar metodologias ágeis, será maioritariamente diário (apoio, pontos de situação e planeamento diário) e será dado pelo orientador de estágios e por outros especialistas (analista de negócio, arquitectos de software, gestores de projecto, testers , etc.), dependendo das situações.

Com base no facto que o estagiário será enquadrado tal como qualquer outro colaborador, faremos um investimento na sua formação durante o ciclo da vida deste projecto, através de sessões de trabalho temáticas ou através do contacto com os vários especialistas de cada área, de acordo com as necessidades do projecto.

Sendo assim, esperamos conseguir um aumento na competência e na maturidade do estagiário, cujo objectivo será tirarmos partido deste até o fim do projecto e, eventualmente, para além deste.

Este estágio será remunerado com um valor a acordar com o aluno.

Orientador

Ana Sofia Mota
sofia.mota@glintt.com 📩