Propostas de Estágio 2011/2012

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-29 09:56:37 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

PRO034-IR - Project Cheeta Performance optimization of FaceMBA (social network)

Área Tecnológica

Sistemas de Informação

Local do Estágio

Aveiro

Enquadramento

O objectivo do projecto Cheeta consiste na optimização da performance da rede social FaceMBA de forma a torná-lo o mais leve e rápido possível.
A performance, tempo de carregamento das páginas, tempo de utilização do servidor são muito importantes para qualquer página na Internet. Numa rede social, a interacção utilizador-site é das mais complexas e exigentes.
Em 2010/2011 a Pictonio vai iniciar “Cheeta Project Cheeta”.


Aspectos inovadores: (Preenchimento Obrigatório)
A internet está em constante evolução fazendo aparecer todos os anos ferramentas que revolucionam a forma como navegamos ou desenvolvemos software. Desde que surgiu em 2006, a área das redes sociais tem sido uma das mais revolucionárias e que mais tem contribuído para o estabelecimento da Internet como o principal meio de comunicação. A inovação nesta área é constante obrigando todos os players a constantes actividades de R&D. O projecto Cheeta obriga a uma profunda compreensão do código do FaceMBA e posteriormente à investigação de novos métodos para melhorar a sua eficiência.

Referências bibliográficas: (Preenchimento Obrigatório)

Alguns projectos semelhantes lançados pelo Facebook:
http://www.facebook.com/note.php?note_id=307069903919
http://developers.facebook.com/docs/guides/performance/
Web Performance Best Practices (by Google):
http://code.google.com/speed/page-speed/docs/rules_intro.html

Conferências científicas na área da dissertação: http://velocityconf.com/velocity2010
http://conferences.oreillynet.com/
http://environmentsforhumans.com/2011/web-performance-summit/
http://sudweb.fr/

Videos:
http://vimeo.com/21835684
http://www.youtube.com/watch?v=e6Pup6sHH2M
http://www.youtube.com/watch?v=e6Pup6sHH2M

Objetivo

O objectivo do projecto é tornar a rede social FaceMBA 2x mais rápida!
Em semelhança com o projecto do Facebook espera-se um código que torne o site leve e com uma performance que leve ao carregamento das páginas 2x mais rápido para os utilizadores.

O projecto será dividido em duas fases:

Na primeira fase será avaliada toda a performance do site, nomeadamente tempo de carregamento individual de cada página, tempo de carregamento de Cascade Styling sheets, JavaScripts, Jquerys, acessos á base de dados e acessos aos ficheiros do servidor. De seguida será analisada esta informação e elaborada uma matriz com todos os pesos e tempos de carregamento de cada elemento em cada página. Essa matriz será analisada e dará origem a um relatório que indique quais as áreas mais críticas e que deverão ser melhoradas.

Na segunda fase do projecto, e com base no relatório de análise de velocidade do site, será feita a intervencao no código do site, de forma a melhorar o tempo de carregamento das páginas. Esta intervenção será a nível de PHP, JavaScript, JQuery, CSS e configurações do servidor. Durante esta fase, o aluno estará envolvido numa equipa multidisciplinar e receberá a formação necessária para desnvolver o trabalho.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

1. Revisão do estado da arte (160h)
2. Familiarização com a tecnologia (80h)
3. Estudo dos processos a intervir (160h)

O projecto inicia-se pela investigação de projectos semelhantes já realizados na web, nomeadamente Facebook, Linkedin e semelhantes. Nesses projectos serão identificadas quais as melhorias que foram implementadas e quais os resultados obtidos. Serão também identificadas boas práticas de programação, organização do carregamento das páginas e da estrutura e configuração dos servidores.

De seguida será avaliada toda a performance do site, nomeadamente tempo de carregamento individual de cada página, tempo de carregamento de Cascade Styling sheets, JavaScripts, Jquerys, acessos á base de dados e acessos aos ficheiros do servidor. De seguida será analisada esta informação e elaborada uma matriz com todos os pesos e tempos de carregamento de cada elemento em cada página. Essa matriz será analisada e dará origem a um relatório que indique quais as áreas mais críticas e que deverão ser melhoradas.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

1. Integração na empresa e preparação dos trabalhos (20h)
2. Definição dos objectivos e planeamento do projecto (60h)
3. Investigação e definição dos processos a intervir (200h)
4. Intervenção no software FaceMBA (160h)
5. Testes (120h)
6. Documentação (80h)
7. Outros (80h)

Na segunda fase do projecto, e com base no relatório de análise de velocidade do site, será feita a intervencao no código do site, de forma a melhorar o tempo de carregamento das páginas. Esta intervenção será a nível de PHP, JavaScript, JQuery, CSS e configurações do servidor. Durante esta fase, o aluno estará envolvido numa equipa multidisciplinar e receberá a formação necessária para desnvolver o trabalho.

Esta fase termina com a elaboração de um relatório final com todos os detalhes das intervenções feitas e quais as suas consequências para o objectivo do projecto.

Condições

Selecção Entrevista

Estágio Remuneração

Observações

Perfil requerido ao candidato: (Preenchimento Obrigatório)
- Pro-actividade, capacidade de relacionamento, espírito de responsabilidade, capacidade de decisão e de autonomia;
- Metodologias de desenvolvimento de Software Web, PHP, CSS, HTML

Orientador

Pedro Goncalves
Pedro.goncalves@facemba.com 📩