Propostas de Estágio 2011/2012

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-29 11:22:34 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Smart Monitor – Analysis Engine

Área Tecnológica

Engenharia de Software

Local do Estágio

Sede da Empresa (IPN-Incubadora, Rua Pedro Nunes, Coimbra)

Enquadramento

A SenseBloom, empresa especializada na concepção e implementação de soluções de interacção, conta com experiência no fornecimento de serviços de desenvolvimento à medida para diversas áreas (ensino, saúde, industria e utilizador final).
A empresa pretende alargar a sua área de negócio através da criação e comercialização de um conjunto de produtos de marca própria. No contexto da presente proposta, pretende desenvolver um produto de software para Web, destinada à recolha, armazenamento e processamento de dados, a partir de um conjunto de fontes pré-determinadas, de forma configurável e inteligente.

Objetivo

Pretende-se criar uma Framework de business-intelligence que potencia a análise em tempo real de padrões de dados e a subsequente criação relatórios, que contenham informação contextualizada específica e pré-destinada para clientes do produto, de forma automatizada.
Esta informação é disponibilizada aos clientes, em tempo real e garantindo tempos de resposta muito reduzidos, através de mecanismos de analise e reporting automático. Existirá uma área específica da plataforma para a sua consulta agregada através de um portal Web. Esta plataforma irá ser desenvolvida como uma ferramenta de Marketing e Profiling, gerando mecanismos de apoio à decisão, destinada a entidades de média e grande visibilidade e exposição ao público.

Foco pessoal
O aluno a quem será atribuído este estágio irá focar o seu trabalho da área de desenvolvimento do motor de análise e processamento de dados. Terá de ter em conta questões de performance e escalabilidade e, particularmente, no desenvolvimento da capacidade adaptativa automática desta componente. Esta capacidade de adaptação do funcionamento e gestão de regras de processamento será desenvolvida através da aplicação de conhecimentos de Inteligência Artificial, adquiridos durante o percurso académico e subsequente aprofundamento durante o percurso de estágio. Pretende-se também a aplicação de conhecimentos de Web-Semantica e reconhecimento e detecção e análise de Padrões de Dados durante a implementação do componente e das suas capacidades de análise.
A componente será sub-dividida em quatro sub-módulos principais, a serem implementados para completo desenvolvimento do Smart Monitor:
- Módulo de configuração (motor/árvore de regras, formatos, inputs, outputs, ...)
- Módulo de aquisição e organização (entrada)
- Módulo de processamento e análise em tempo-real
- Módulo de reporting e alarmes (saída)

Key Words
Data Mining, Web Semantics, Artificial Intelligence, Business Intelligence, Data Patterns

Plano de Trabalhos - Semestre 1

- Análise do estado da arte
- Levantamento e elaboração do documento de Requisitos de Sistema
- Levantamento e elaboração do documento de Requisitos de Software
- Analise, elaboração e documentação de algoritmos a serem utilizados para desenvolvimento do Módulo de processamento e análise
- Desenvolvimento do prototipo alfa (prova de conceito) do Módulo de processamento e análise
- Elaboração do documento de Arquitectura de Software do componente (motor de analise e processamento)

Plano de Trabalhos - Semestre 2

- Elaboração do documento de Design Detalhado do componente (motor de analise e processamento)
- Implementação do componente especificado
- Módulo de configuração (motor/árvore de regras)
- Módulo de aquisição e organização (entrada)
- Módulo de processamento e análise em tempo-real (final)
- Módulo de reporting e alarmes (saída)
- Especificação e execução de teste unitários e de integração
- Especificação e execução de testes de sistema
- Relatório de estágio

Condições

Remuneração mensal adequada ao nível de conhecimentos e competências demonstradas pelo aluno, e a acordar após entrevista de estágio.

Orientador

Miguel Antunes
mantunes@sensebloom.com 📩