Propostas de Estágio 2011/2012

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-29 15:24:32 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Benchmarking e Monitorização para o projecto EDGI.

Área Tecnológica

Engenharia de Software

Local do Estágio

DEI

Enquadramento

A noção de computação em grid surgiu e desenvolveu-se ao longo da última década e meia. O propósito da computação em grid é o de interligar meios de computação distintos, administrados de forma descentralizada e geograficamente dispersos, de forma a permitir a submissão de trabalhos e respetivos ficheiros de uma forma unificada, proporcionando, assim, importantes benefícios económicos. Os progressos já alcançados por este paradigma foram significativos. Por outro lado, nos últimos anos, temos vindo a observar a ascensão meteórica de um outro conceito intimamente relacionado: o de computação em cloud, que já tem provas dadas na indústria (basta pensar em nomes com Amazon EC2 ou Salesforce.com). A ideia central da computação em cloud é a de permitir aos utilizadores alugarem recursos computacionais (ou software) à medida das necessidades, dispensando assim os elevados custos de aquisição e manutenção.

O progresso nestes tópicos não tem passado despercebido à União Europeia, que tem financiado um número importante de projetos nestas áreas. Um desses projetos, que tem hoje uma visibilidade significativa a nível europeu é o European Desktop Grid Initiative (EDGI). O projeto EDGI inclui 11 parceiros, entre as quais a Universidade de Coimbra, e tem um orçamento total de aproximadamente 2,2 milhões de euros. No projeto EDGI pretende-se criar uma infraestrutura Grid que integre de forma transparente Desktop Grids (DGs), como o BOINC ou o XtremWeb, diferentes tipo de Grids (ditas de serviço - SGs), gLite, ARC ou Unicore e diferentes tipos de Clouds. Para isso será usada uma ponte capaz de interligar todos os recursos computacionais, permitindo assim uma execução mais rápida e uma utilização mais racional de toda a capacidade instalada [1]. O projeto EDGI é já uma continuação do projeto europeu anterior EDGeS (Enabling Desktop Grids for eScience).


O trabalho a realizar neste Estágio está incluído em duas das actividades de investigação do projeto EDGI. A primeira sera a de fazer o benchmarking de toda a infraestrutura existente. Mais concretamente, esta tarefa envolve a medição e comparação de desempenho dos vários componentes da arquitetura EDGI. No final deste trabalho deverá ser possível definir com precisão quais as capacidades de transferência e execução dos trabalhos que os utilizadores submetem e onde é que se encontram os pontos de estrangulamento da arquitetura.

A segunda parte do trabalho a realizar neste Estágio consistirá em participar na monitorização de toda a infraestrutura EDGI existente. Esta tarefa terá um especial ênfase na adição de dados que não sejam passíveis de visualização no site atual (http://edgi.dei.uc.pt/EDGIMonitoring/). Por exemplo, neste momento apenas temos acesso à evolução de diversas métricas da infraestrutura ao longo do tempo, não nos sendo possível observar os valores atuais dessas mesmas métricas. Estudaremos ainda a possibilidade de estender o site de monitorização a outras tecnologias nomeadamente tablets e Smartphones.

[1] Para mais informações ver http://edgi-project.eu/.

Objetivo

* Fazer o benchmarking de todas as possibilidades de submissão de trabalhos oferecidas pela infraestrutura EDGI. O Estagiário deverá medir latências e débitos (i.e., quanto tempo leva um trabalho a ser executado e quantos trabalhos consegue executar por unidade de tempo).
* Aperfeiçoamento do site de monitorização atual do EDGI.
* Extensão do site (ou criação de novas aplicações) para dispositivos alternativos.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Estudo do estado da arte & análise de requisitos (mês 1)
Nesta fase o estagiário deverá tomar contacto com o estado actual da tecnologia, inteirar-se da plataforma atualmente existente. Como conclusão desta fase deverá definir todas as métricas que deverá recolher no benchmarking.

Benchmarking (mês 2-4)
Durante este período o Estagiário deverá realizar a tarefa de Benchmarking.

Escrita da proposta de tese (mês 5)
Nesta tarefa o Estagiário deverá, por um lado, resumir as tarefas de benchmarking que efetuou. Por outro lado, deverá definir os requisitos para a segunda parte do Estágio.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Aperfeiçoamento gráfico do site de monitorização (meses 6-8)
Nesta tarefa o Estagiário deverá participar no aperfeiçoamento do site existente atualmente, estendendo-o para novas funcionalidades atualmente indisponíveis.

Extensão do site de monitorização a outros dispositivos (meses 9-10)

Escrita da tese (mês 11)

Condições

O trabalho será realizado no Departamento de Engenharia Informática, no Grupo de Software and Systems Engineering, do Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra. As bolsas para Estagiários Licenciados têm o valor de 745 euros.

Observações

Será dada preferência a alunos com bons resultados em disciplinas relacionadas com este trabalho (nomeadamente, Sistemas Distribuídos, Sistemas Operativos, Computação de Alto Desempenho ou Integração de Sistemas).

Orientador

Filipe Araújo
filipius@dei.uc.pt 📩