Propostas de Estágio 2011/2012

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-29 14:28:16 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Conceção de software para gestão de horários escolares

Área Tecnológica

Bases de Dados

Local do Estágio

DEI

Enquadramento

Neste trabalho, o estagiário irá desenvolver software web-based capaz de gerir os horários escolares numa Escola da dimensão da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Este trabalho deverá resultar numa solução open source, totalmente funcional e que requeira uma baixa intensidade de intervenção humana. O trabalho resultante do Estágio será apresentado como proposta à FCTUC.

A conceção automática dos horários propriamente ditos não é um objetivo deste estágio, podendo esta continuar a ser manual. É suficiente que o programa mantenha e organize todos os dados relativos a docentes, disciplinas, edifícios, salas, etc. Para atingir um elevado grau de automatização, o programa deve ser capaz de utilizar dados já existentes noutros sistemas informáticos em funcionamento.

Objetivo

O software a desenvolver deverá apresentar as seguintes características:

- Interface baseada na Web, simples e funcional.

- Flexibilidade de Importação e Exportação de Dados. Uma vez que a elaboração de horários envolve tarefas altamente fastidiosas de configuração (por exemplo, adicionar listas de cadeiras existentes, indicar cadeiras que definem cada curso, etc.), o programa deverá permitir a importação e exportação de dados, quer para simplificar a sua introdução, quer para permitir a sua reutilização de um ano para o outro.

- Escalabilidade. O software deverá suportar a gestão via web de todos os cursos atualmente existentes na FCTUC, edifícios, docentes, etc.

- Segurança. Os utilizadores com capacidade de tomar decisões no sistema terão de se autenticar e as suas ações deverão ficar registadas. A autenticação deverá ser integrada com o mecanismo atualmente existente na FCTUC.

- Facilidade de Manutenção. A versão final do software deverá requerer o mínimo possível de manutenção e configuração.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Estudo do Software Atualmente Existente (mês 1).
Nesta fase, o aluno deve estudar as soluções open source disponíveis.

Adaptação do software à realidade da FCTUC (meses 1-4).

Escrita da proposta de tese (mês 5).

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Adaptação do software à realidade da FCTUC (meses 6-8).

Fase de testes (meses 9-10).

Escrita do relatório (mês 11)

Condições

O trabalho será realizado no Departamento de Engenharia Informática. O Estágio não é remunerado.

Observações

Será dada preferência a alunos com bons resultados em disciplinas relacionadas com este trabalho (nomeadamente, Bases de Dados, Sistemas Distribuídos e Integração de Sistemas ou Aplicações Para a Internet).

Orientador

Filipe Araújo, Luís Macedo
filipius@dei.uc.pt 📩