Propostas de Estágio 2011/2012

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-29 13:08:52 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

PRO029-IR - Cloud Computing

Área Tecnológica

Sistemas de Informação

Local do Estágio

Aveiro

Enquadramento

Keywords: Cloud Computing, PaaS, SaaS, Android, Plataforma de distribuição de serviços.
O domínio do Cloud Computing proporciona uma inovadora e importante oportunidade para os operadores ao nível dos novos conceitos e paradigmas de entrega de serviços no universo das telecomunicações. No entanto, apesar de terem sido lançadas as primeiras iniciativas nesta área, os operadores, e também a PT em particular, são confrontados com a forte competição dos fornecedores de serviços Cloud existentes no mercado. Os operadores correm o risco de verem as suas infra-estruturas de telecomunicações transformadas em dumb-pipes pelos fornecedores de serviços, e com retornos bastante baixos. Desta forma, é importante que os operadores disponibilizem as suas capacidades diferenciadoras, essencialmente relacionadas com serviços e funcionalidades telco, a 3rd parties para a composição e orquestração de serviços com valor acrescentado. Isto permitirá aos operadores valorizarem as suas infra-estruturas e transformarem-se assim em smart-pipes, adoptando um modelo de negócio partilhado com os fornecedores de serviços que utilizem as suas plataformas.


Referências bibliográficas:
http://www.cloud4soa.eu/

Aspectos inovadores da proposta:
Definir uma plataforma (com um interface gráfico / portal) para expor e criar serviços Cloud a 3rd parties. Este portal permitirá a consulta dos serviços Cloud existentes e criar serviços provenientes de vários fornecedores distintos através de uma plataforma de distribuição de serviços.

Objetivo

Assim, este estágio propõe definir uma plataforma (com um interface gráfico / portal) para expor e criar serviços Cloud a 3rd parties. Este portal permitirá a consulta dos serviços Cloud existentes e criar serviços provenientes de vários fornecedores distintos através de uma plataforma de distribuição de serviços. A execução de serviços será efectuada num modelo de Cloud PaaS.
Sucintamente, um exemplo concreto de utilização desta plataforma poderá ser para a área de eGovernment (portal das finanças, portal da saúde, ...). Neste caso, a plataforma poderá ser utilizada pelas entidades governamentais para criação de serviços direccionados ao cidadão, ou pelos próprios cidadãos para criação de serviços de alerta.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

T1 – Estudo do estado-da-arte e das tecnologias a utilizar no projecto (por exemplo, demonstradores e produtos PTIN já existentes na área de Cloud Computing)
T2 – Especificação da arquitectura a implementar no restante tempo de estágio (deverá incluir uma proposta técnica de integração dos diferentes componentes)

Plano de Trabalhos - Semestre 2

T3 – Implementação da solução proposta
T4 – Integração da solução desenvolvida com o demonstrador de Cloud PTIN T5 – Escrita de relatório final e/ou artigo científico

Condições

Estagio Remunerado

Selecção Entrevista

Observações

Perfil requerido ao candidato:
Conhecimentos em Eng. Informática (ou similar)
Gosto pelo trabalho em equipa
Espírito de iniciativa
Vontade de aprender
Programação Java e serviços Web
Conhecimentos de sistemas Windows e Linux

Orientador

Pedro Miguel Naia Neves
pedro-m-neves@ptinovacao.pt 📩