Propostas de Estágio 2011/2012

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-29 09:32:02 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

UCH Workbench

Área Tecnológica

Engenharia de Software

Local do Estágio

Taveiro, Coimbra

Enquadramento

O mestrado insere-se no núcleo de IDI da Meticube, onde se pretende dar continuidade aos resultados de vários projectos de I&DT (em curso ou já concluídos), nomeadamente de um projecto de I&DT que a Meticube iniciou em Setembro de 2009, o projecto URC4ALL –Universal Remote Consoles For All. O projecto URC4ALL é realizado no âmbito do Quadro de Referencia Estratégico Nacional (QREN). O estagiário irá integrar a equipa de IDI da Meticube, composta por vários profissionais com vasta experiencia nos domínios tecnológicos relevantes ao presente estágio.

Os resultados mais significativos do projecto URC4ALL são um conjunto de aplicações (um sistema de software) para o desenvolvimento, a integração, instalação e operação de aplicações baseadas nos standards ISO/IEC 24752 for Universal Remote Consoles (URC) e CEA 2018 for Task Model Engines / Activity Management.
É constituído por dois componentes principais:
• Uma UCH WORKBENCH que agregará todo um conjunto de funcionalidades e ferramentas que facilitam drasticamente o desenvolvimento, a instalação, a configuração e a operação do Runtime Environment e de aplicações URC/UCH instaladas nele. Esta Workbench baseia-se numa framework já existente e desenvolvida na Meticube, a framework ON.IT.
• Um RUNTIME ENVIRONMENT chamado UCH – Universal Control Hub. O UCH – Universal Control Hub é uma middleware que possibilita e facilita a integração de uma enorme variedade de sistemas e dispositivos e a simplificação do acesso aos mesmos e do seu controlo por parte dos utilizadores finais – permite uma integração altamente eficiente de qualquer tipo de Interface com o Utilizador, com qualquer tipo de dispositivo/aplicação/serviço. O UCH é baseado na norma internacional ISO/IEC 24752 (Universal Remote Consoles), publicada em Fevereiro de 2008. Este standard especifica um modelo de abstracção que torna os dispositivos de controlo e respectivos User Interfaces (URCs) independentes dos dispositivos e serviços a controlar (Targets). Este standard não impõe qualquer tipo de limitação em relação ao tipo de interface com o utilizador: gráfico, áudio/voz, táctil, Web, brain computer interaction, multimodal, etc.

É importante referir que a tecnologia URC/UCH, bem como o standard ISO/IEC 24752, são promovidos por uma aliança internacional, a OpenURC Alliance, constituída por instituições de vários países, como os Estados Unidos da América, Alemanha, Espanha, República Checa, Índia, etc. Ainda de referir que a Meticube preside à Comitiva de Marketing e tem participação activa na Comitiva Técnica desta aliança. Mais informação sobre esta aliança pode ser encontrada na seguinte página web http://www.openurc.org/.
A Meticube participa actualmente em 4 projectos de I&D internacionais, e 5 nacionais, onde a tecnologia URC/UCH desempenha um papel fundamental.
Os projectos onde esta tecnologia foi, e está a ser, utilizada abrangem áreas tão distintas como: Home Automation and Control, Ambient Assisted Living (AAL), Independent Living (IL), Healthcare, Automotive / Smart Car Environment, Energy / Smart Energy Management, Public Transportation, Mobility, Media Management, etc. Esta tecnologia pode ser utilizada, virtualmente, em qualquer área de aplicação.
A Meticube é líder, a nível Mundial, no que diz respeito à implementação do standard ISO/IEC 24752. A UCH WORKBENCH e o UCH constituem elementos fulcrais para a estratégia de negócio da Meticube para os próximos anos.
Mais informações acerca da Meticube e das plataformas aqui mencionadas encontra.se na página web da Meticube, disponível em http://www.meticube.com.

Objetivo

Este estágio tem como objectivo a adição de ferramentas e funcionalidades, através do desenvolvimento e adaptação de módulos de software, aos acima referidos UCH Workbench e Universal Control Hub.
As ferramentas a desenvolver serão à escolha do aluno, de entre um conjunto previamente identificado e definido até à data de início do estágio, como por exemplo ferramentas para gestão de utilizadores e perfis, ferramentas para adição de capacidades de localização de dispositivos no espaço físico, integração nativa de WSDL no UCH, etc.
Será necessário:
• Analisar toda a documentação relevante acerca das plataformas existentes e tecnologias relevantes.
• Modelar e especificar os componentes/ferramentas a desenvolver.
• Implementar os componentes necessários.
• Efectuar os necessários testes.
• Elaborar documentação técnica.
• Elaborar documentação de utilização para o utilizador final.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

T1 – Análise.
T1.1 – Enquadramento no núcleo de IDI e familiarização com projectos relevantes.
T1.2 - Estudo da norma ISO/IEC 24752 e arquitectura de referência do UCH e estudo da arquitectura e funcionamento da UCH Workbench.
T1.3 – Analise das várias possibilidades de ferramentas e componentes a desenvolver. Escolha dos que serão desenvolvidos pelo estagiário (em acordo com a empresa).
A tarefa T1 terá início em Setembro de 2011 e fim em Outubro de 2011. No fim desta tarefa, haverá um documento resultante dos estudos, analises e decisões tomadas.

T2 – Desenho.
T2.1 - Modelação de componentes de software (UML), baseado nos resultados da tarefa T1.
A tarefa T2 terá início em Outubro de 2011 e fim em Fevereiro de 2012. Com o fim desta tarefa, será apresentada documentação que inclua os resultados alcançados.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

T3 – Codificação
T3.1 - Codificação do software.
Esta tarefa terá início em Fevereiro de 2012 e fim em Abril de 2012.
No fim desta tarefa estarão disponíveis os componentes desenvolvidos.

T4 – Testes.
T4.1 - Realização de testes unitários.
T4.2 - Realização de testes funcionais.
T4.3 - Realização de testes à robustez.
T4.4 - Realização de testes à performance.
Esta tarefa terá início em Abril de 2012 e fim em Maio de 2012. Com o fim da tarefa, será entregue um documento com os resultados dos testes realizados.

T5 – Documentação.
Elaboração de documentos regulares acerca do trabalho efectuado, quer documentos técnicos (especificações e relatórios) quer documentos para o utilizador final.
Elaboração do relatório final.
Esta tarefa decorrerá ao longo de toda a duração do estágio.

Condições

O estágio não é remunerado, e decorrerá nas instalações da Meticube.
O estagiário terá ao seu dispor todos os meios técnicos necessários ao adequado desempenho das suas tarefas, bem como o adequado acompanhamento.

Observações

Sem Observações.

Orientador

Hugo Felgar
hugo.felgar@meticube.com 📩