Propostas de Estágio 2011/2012

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-29 15:28:30 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Aplicações para o Mobile Learning

Área Tecnológica

Sistemas Móvies e Ubíquos

Local do Estágio

CCEMS - Batalha

Enquadramento

O projecto Go! – Mobilidade na Educação resulta de um protocolo de cooperação entre a Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular do Ministério da Educação (DGIDC/ME) e o Centro de Competência “Entre Mar e Serra” (CCEMS) visando potenciar as funcionalidades do GPS smartphones na inovação educacional e relações escola-comunidade. O projecto-piloto envolve actualmente 30 escolas, estando em negociação uma parceria com um dos operadores de telecomunicações móveis visando a sua ampliação.

O projecto desenvolve-se em 3 tipologias, sendo a abordagem mais comum, e transversal a todas as outras, potencia um conjunto de funcionalidades dos equipamentos "de mão" no âmbito da recolha de dados e acesso à informação em diferentes suportes (texto, foto, áudio, vídeo e animação). A Internet sem fios disponibilizada pelos telemóveis 3G, e o aumento da capacidade de processamento e armazenamento destes dispositivos, expandiram as suas potencialidades e aplicações.

A integração de receptores GPS trouxe a este equipamento potencialidades adicionais na promoção do desenvolvimento de competências em áreas curriculares tão diversas como a Física (o funcionamento do GPS), a Geografia (orientação e localização absoluta), a Biologia (em especial a Ecologia), Educação Física (orientação e recolha de dados como distâncias, acelerações, velocidades, etc.) ou... a Matemática (sistemas ortogonais, relações entre distâncias, trigonometria).

A generalização do sistema operativo da Google para smartphones – Android – alterou de forma significativa a eficiência destes equipamentos, nomeadamente no processamento do sinal GPS, na facilidade de desenvolvimento de aplicações (dada a sua natureza “open-source”) e a integração de funcionalidades e serviços baseados na Internet.

Em simultâneo registou-se uma significativa redução dos custos dos equipamentos e dos serviços de acesso à banda larga móvel que potenciaram algumas das linhas estratégicas de desenvolvimento para o projecto
- Disponibilização de conteúdos “on-line”, especificamente desenhados para smartphones, reforçando a componente de mobile learning;
- Implementação de percursos activos e interactivos com disponibilização de conteúdos em função das localizações (aferidas por GPS) com plataformas próprias e/ou a disponibilizar no âmbito de parcerias (nomeadamente as empresas finlandesas Brieftec e Mobile Tools);

Independentemente dos destinatários do Projecto GO (escolas, alunos e professores) as tecnologias envolvidas (GPS e Mobile Learning) são actualmente das mais dinâmicas em termos de inovação em diferentes áreas de actividade.

Objetivo

Consideram-se os seguintes objectivos gerais:

- Conhecer e explorar plataformas Web (prioritariamente "open-source") para Mobile Learning;
- Conhecer e explorar aplicações (em particular as desenvolvidas para Android) que utilizem o GPS na implementação de percursos georreferenciados e sua publicação para o Google Earth.
- Desenvolver de uma aplicação para Android que permita a disponibilização de conteúdos em dispositivos móveis em função da respectiva localização.
- Optimizar a aplicação e a plataforma Web a equipamentos específicos a disponibilizar às escolas e aos professores.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Elaboração do plano de trabalho a desenvolver e respectiva calendarização.

Investigação de plataformas web para Mobile Learning com a apresentação estudos comparativos sobre as mesmas.

Investigação de aplicações GPS, percursos geo-referenciados e publicação para o Google Earth.

Definição de especificações da aplicação a desenvolver (com a equipa do projecto GO! e professores envolvidos).

Desenvolvimento da aplicação (I)

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Optimização da plataforma Web para Mobile Learning

Desenvolvimento da aplicação (II) envolvendo a sua apresentação a um painel de "especialistas" para recolha de elementos de avaliação prévia.

Introdução de melhorias, testagem e optimização;

Recolha da avaliação dos destinatários (professores), correcção de erros e introdução de alterações que vierem a ser sugeridas.

Adaptação da solução (plataforma e aplicação) a contextos ligados ao turismo (em parceria com autarquias e/ou entidades ligadas ao turismo).


Condições

Meios de trabalho e suporte organizacional;
Suporte de despesas com bens ou serviços necessários à realização do trabalho;
No âmbito das parcerias com empresas, pagamento de quantia a acordar para despesas do candidato.

Observações

Como entidade pública não nos é possível (por falta de enquadramento legal) pagar honorários ou ajudas de custos ao candidato. Contudo, e como já aconteceu no passado, parece-nos viável que pelo menos um apoio às despesas do candidato (alimentação e deslocações) venham a ser suportadas por empresas parceiras do CCEMS no âmbito deste projecto.

Orientador

António Carvalho Rodrigues
acr@ccems.pt 📩