Propostas de Estágio 2011/2012

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-29 17:23:07 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

PRO025-IR - Implementação de um motor de regras para jogos casuais

Área Tecnológica

Sistemas de Informação

Local do Estágio

Coimbra

Enquadramento

O estagiário deverá desenvolver um motor de regras genérico para uma plataforma de jogos casuais. Este motor deverá definir um API que permita o desenvolvimento de regras para novos jogos a adicionar à plataforma. Deverão ainda ser definidos os interfaces de comunicação com os restantes módulos desta plataforma, que irão interagir com o motor de regras.
O motor a desenvolver deverá criar uma abstracção para criação de regras para novos jogos, permitindo a utilização de algumas funcionalidades/dados da plataforma base nas regras específicas dos jogos.

Referências bibliográficas:
JBoss: http://www.jboss.org/
Java EE 6 Tutorial: http://download.oracle.com/javaee/6/tutorial/doc/
Drools: http://www.jboss.org/drools
Casual Game: http://en.wikipedia.org/wiki/Casual_game

Aspectos inovadores da proposta:
Este estágio é um desafio no sentido em que permitirá ao candidato adquirir conhecimentos num motor de regras Open Source com bastante relevância no mercado, e ainda participar num projecto inovador actualmente em desenvolvimento na Present Technologies.

Objetivo

No final do estágio o candidato deverá estar familiarizado com a arquitectura Java EE, com o servidor aplicacional JBoss e com a framework Drools.
Deverá ser disponibilizado o motor de regras genérico para jogos casuais e ainda implementadas regras para alguns jogos a definir.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

T1: Pesquisa bibliográfica sobre algoritmos de “matching” aplicados a jogos casuais;
T2: Familiarização com as tecnologias Java EE e EJB;
T3: Familiarização com o Application Server JBoss;
T4: Familiarização com a framework Drools;
T5: Elaboração do documento de requisitos do motor de regras a desenvolver;
T6: Elaboração do documento de arquitectura do motor de regras a desenvolver;
T7: Elaboração de um relatório que apresente, de forma clara, os conhecimentos adquiridos.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

T1: Implementação do motor de regras genérico para jogos casuais;
T2: Implementação de regras para vários jogos casuais (A definir durante o estágio);
T3: Realização de testes de validação (inclui a especificação o caderno de testes). Deverão ainda ser efectuados testes de performance;
T4: Relatório final de estágio.

Condições

Selecção: Entrevista

Estágio Remunerado

Observações

Perfil requerido ao candidato:
O candidato deverá ser uma pessoa com apetência para a investigação de novas tecnologias, deve ser bastante autónomo e ter um forte espírito de iniciativa. O candidato deverá ainda ter conhecimentos nas seguintes áreas:
• Programação Java;
• Conceitos Java EE;

Orientador

Fernando Jorge
regina@inova-ria.pt 📩