Propostas de Estágio 2011/2012

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-29 09:54:31 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

PRO021-IR - Data Mining for tourist profile identification

Área Tecnológica

Sistemas de Informação

Local do Estágio

Aveiro

Enquadramento

Sistema de recomendação de pontos de interesse, eventos e outros conteúdos turísticos interessantes para um utilizador, com base no seu perfil.
Os turistas actuais são muito exigentes e têm necessidades cada vez mais complexas. Mais do que quererem encontrar um ponto de interesse, querem saber qual o melhor local para visitarem, o melhor trajecto turístico, os eventos que mais lhes interessam ou outras informações relevantes. São experientes e exigem diversidade e perfeição. Além disso podem mudar rapidamente as suas preferências, o que exige que os sistemas de recomendação sejam dinâmicos.
O perfil do utilizador definido de forma precisa e construído de forma automática (sem necessidade da intervenção do utilizador) é um elemento muito importante para o sucesso dos sistemas de recomendação de uma forma geral, e ainda mais em particular no sector do Turismo.
O desenvolvimento de um sistema de recomendação considerando os interesses do utilizador pressupõe a resolução de dois sub-problemas: i) a recolha de informação/construção, modelação e manutenção do perfil do utilizador, e; ii) a utilização adequada do perfil/modelo do perfil do utilizador.
Assim é necessário elaborar um estudo dos mecanismos de Extracção de Conhecimento que permitam a definição de perfis de utilizador baseados em toda a informação existente sobre o mesmo. A informação utilizada para definição do perfil do utilizador será proveniente da plataforma/projecto em que esta dissertação será integrada e/ou baseado em dados obtidos das redes sociais em que o utilizador está inserido tais como o Facebook e/ou Twitter.

Objetivo

O objectivo desta dissertação consiste na aplicação e estudo de algoritmos para o desenvolvimento de um sistema de recomendação com base no perfil do utilizador, aplicado ao sector do Turismo. Pretende-se que seja desenvolvido um sistema para obtenção e armazenamento de dados de redes sociais e/ou outras fontes de dados e que se apliquem e avaliem técnicas para a recomendação de conteúdos a um turista.
No final da dissertação espera-se obter um protótipo funcional de um sistema de recomendação de conteúdos para turistas com base no perfil do utilizador integrado numa das plataformas já desenvolvidas pela empresa.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Relatório de Definição e Análise de Requisitos.
Relatório de Estado de Arte.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Recolha e Armazenamento de conteúdos.
Aplicação de mecanismos para construção dos modelos dos perfis do utilizador.
Aplicação e avaliação de métodos de recomendação de conteúdos.
Desenvolvimento do sistema de recomendação (protótipo).
Relatório de implementação.
Relatório de testes.
Relatório final de dissertação.

Condições

Esta dissertação enquadrar-se-á num programa sob o regulamento de bolsas “Talento Ubiwhere”.


Selecção: Entrevista

Estágio Remunerado

Observações

Referências bibliográficas:
Documentação de desenvolvimento interna Ubiwhere (referente aos processos da empresa e a metodologia associada a estes);
Normas ISO 9001 e NP4457;
Sistemas de recomendação;
Extracção de conhecimento;

Observações ou Elementos Adicionais:
Perfil requerido ao candidato:
Autonomia e espírito crítico;
Média final de curso (prevista) mínima de 14 valores;
Enorme motivação e disponibilidade;
Fluência em Inglês;
Conhecimentos em Extracção de Conhecimento e Sistemas de Recomendação.


Aspectos inovadores da proposta: Fornecer informação relevante ao turista uma vez que não é o que acontece hoje em dia nos tradicionais sistemas de turismo, onde existe muita informação mas é dada pouca relevância ao tratamento personalizado e informação dirigida;
Melhorar a experiência dos turistas;
Promover o turismo nas cidades;

Orientador

André Oliveira
aoliveira@ubiwhere.com 📩