Propostas de Estágio 2011/2012

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-29 13:56:29 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

PRO020-IR - Location Discovery and Sharing for Mobile Applications

Área Tecnológica

Sistemas Móvies e Ubíquos

Local do Estágio

Aveiro

Enquadramento

Esta dissertação tem como principal objectivo o desenvolvimento de um sistema de descoberta de localização transparente (indoor e outdoor) em dispositivos móveis, que tire partido de infraestruturas pré-existentes, informação retirada da rede e de dispositivos móveis circundantes, bem como de sensores do próprio dispositivo móvel (acelerómetro, giroscópio, bússola).

O conhecimento da localização ocorre em duas fases. Numa primeira fase, as informações de rede são obtidas a partir de redes Wi-Fi circundantes, a partir da rede móvel a que o dispositivo móvel se encontra ligado e a partir do GPS do mesmo. Esta informação deve então ser mapeada numa estimativa de localização geográfica. Por forma a melhorar esta estimativa podem ainda ser utilizadas informações dos sensores de movimento do dispositivo móvel, recolhida a partir de marcadores visuais, informação introduzida manualmente pelo utilizador, e informações recolhidas a partir da comunicação com outros dispositivos na proximidade do utilizador que tenham conhecimento da sua localização.
A principal vantagem deste serviço consiste na transição do exterior para o interior de um edifício mantendo o conhecimento da localização, sendo assim especialmente útil em contextos indoor.

A Ubiwhere possui larga experiência na descoberta de localização indoor, tendo já utilizado tecnologias como Bluetooth, RFID, ZigBee, Ultrassons e reconhecimento de marcadores (QR Codes e outros marcadores visuais) para este propósito.


Existe neste momento uma necessidade de actualização permanente do conhecimento da localização dos utilizadores, por forma a permitir o acesso dos mesmos a um conjunto de serviços baseados neste, entre os quais se podem incluir:

- Publicidade dirigida
- Partilha de informação e dados com utilizadores na proximidade
- Social Networking
- Serviços baseados no contexto
- Reconhecimento de objectos

O trabalho desenvolvido deverá ser aplicável a um conjunto de aplicações e serviços orientados a sistemas móveis (e.g. Guias Turísticos Móveis) desenvolvidos na Ubiwhere, bem como a outros a desenvolver futuramente. Deve ter em conta o actual estado da arte das tecnologias e sistemas disponíveis, bem como de outros emergentes nesta área.

O sistema deve ser desenvolvido como um módulo, passível de ser implementado em várias plataformas (Android, iOS, Windows Phone), a fim de ser integrado com os serviços supra-mencionados.

Objetivo

O projecto deve resultar na criação de um sistema de descoberta de localização para prova de conceito, bem como na criação de uma interface para dispositivos móveis que permita a partilha e descoberta desta informação entre estes (peer-to-peer).

Deve assim ser desenvolvida uma aplicação que recolha informações dos diversos interfaces de rede presentes num dispositivo móvel, e os mapeie numa localização, caso esta possa ser obtida a partir de uma fonte considerada fiável (GPS, A-GPS, marcador visual ou a partir de introdução manual). Esta informação é primeiramente armazenada no dispositivo móvel, e enviada para um servidor central assim que exista ligação de rede. Este mantém todas as informações já recolhidas. Deve ainda ser desenvolvida uma outra pequena aplicação que permita partilhar esta informação com outros dispositivos móveis na sua proximidade, através de Bluetooth, NFC ou Wi-Fi ou obtê-la pelos mesmos meios.

Este sistema deve resultar num protótipo implementado em uma (ou mais) plataformas móveis a fim de ser testado em smartphones e outros dispositivos baseados nestes sistemas.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

O plano de trabalhos para o 1º semestre inclui as seguintes tarefas:

T1 – Elaboração do estudo do Estado da Arte (M1).
T2 – Levantamento e Especificação de Requisitos (M3).

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Para o segundo semestre são esperadas as tarefas de seguida apresentadas:

T3 – Desenvolvimento da solução (M4).
T4 – Testes (M7).
T5 – Elaboração do Relatório Final (M8).

Condições

Esta dissertação enquadrar-se-á num programa sob o regulamento de bolsas “Talento Ubiwhere”.


Selecção: Entrevista

Estágio Remunerado

Observações

Referências Bibliográficas:
• Documentação de desenvolvimento interna Ubiwhere;

Perfil requerido ao candidato:
• Autonomia e espírito crítico
• Média final de curso (prevista) mínima de 14 valores
• Experiência em programação para dispositivos móveis
• Enorme motivação e disponibilidade
• Fluência em Inglês

Orientador

Rui A. Costa
rcosta@ubiwhere.com 📩