Propostas de Estágio 2011/2012

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-29 17:22:39 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Integração de conhecimento no processo de datamining em bases de dados clínicas

Área Tecnológica

Informática Médica

Local do Estágio

DEI

Enquadramento

É reconhecido que o processo de datamining (extracção de conhecimento a partir de informação armazenada em bases de dados) pode ser efectivamente melhorado se neste processo for integrado conhecimento específico da área em questão. Em particular, este conhecimento pode ser utilizado para conduzir o processo de datamining ou ser aproveitado como um complemento aos modelos extraídos (datamining) através de uma estratégia de fusão de modelos.
Além disso, este conhecimento pode ser integrado em diferentes etapas/níveis e pode variar desde simples regras até formas de conhecimento mais elaboradas. Por exemplo, simples abordagens dedutivas, onde o conhecimento de um perito é capturado directamente através de estratégias de aprendizagem (por exemplo, sistemas fuzzy, raciocínio baseado em casos, ontologias, etc) podem ser consideradas.

No que diz respeito à área clínica, a integração de conhecimento específico traria uma série de vantagens adicionais aos modelos extraídos (datamining), entre os quais:
- Permitir detectar mais facilmente as relações entrada/saída, e assim fornecer sistemas de diagnóstico mais confiáveis. Superar-se-ia assim a falta de confiança generalizada dos profissionais nos modelos obtidos exclusivamente a partir de dados.
- Capacidade de explicitamente integrar previamente informação clínica relativa a um grupo de pacientes (por exemplo, o histórico do paciente, os factores de risco etc), de forma a orientar/restringir o processo de datamining;
- Por outro lado, a capacidade de lidar com dados em falta, uma das realidades da prática clínica, poderia ser limitada pela existência de conhecimento clínico.

Objetivo

O trabalho a desenvolver tem por objectivo estudar a possibilidade de integração de conhecimento clínico no processo de datamining de dados em aplicações médicas. Em concreto pretende-se explorar (1) como integrar explicitamente prévio conhecimento clínico no indutivo (dados orientado mineração) processo; (2) como aumentar a interpretação e utilidade prática dos modelos gerados.
Espera-se a aplicação desta abordagem, suportadas por duas bases de dados disponíveis na área da cardiologia, no desenvolvimento de modelos de risco cardíaco em doentes com enfarto de miocárdio e modelos de risco de descompensação em doentes com insuficiência cardíaca

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Estado da arte
Familiarização com bases de dados existentes e definição de problemas concretos
Proposta de solução para o problema

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Implementação de algoritmos
Validação
Elaboração de documentação e relatório de estágio

Condições

--

Observações

Este estágio porderá ser suportado por uma bolsa

Orientador

Jorge Henriques
jh@dei.uc.pt 📩