Propostas de Estágio 2011/2012

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-29 09:23:36 (Europe/Lisbon).
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Titulo Estágio

Gravação e Reprodução de Acções de Formação

Área Tecnológica

Tecnologia Educativa

Local do Estágio

DEI

Enquadramento

Os cursos de formação intensivos são actualmente de grande importância para fazer face às rápidas mudanças que ocorrem no meio empresarial. Por vezes torna-se necessário “reciclar” os conhecimentos/competências de grupos de funcionários, de modo a adaptá-los a novas funções de negócio ou fazer face a novas necessidades de produção.
As acções de formação são planeadas para cumprirem os seus objectivos com vista a darem resposta às novas necessidades, no mínimo de tempo possível. No entanto, torna-se difícil planeá-las em conjugação com as necessidades de negócio das próprias empresas, cujos processos correntes não podem ser interrompidos. Neste contexto, a ausência de um ou mais funcionários que se vêem impedidos de frequentar algumas horas de formação (por exemplo, por estarem a apoiar um processo da empresa) poderá conduzir ao insucesso.
Por outro lado, é por vezes necessário aumentar o número de funcionários e dar-lhes a formação adequada. No entanto, os processos morosos e dispersos de contratação condicionam a organização de novas formações, com um número mínimo de formandos. Para fazer face a estas dificuldades pretende-se organizar um ambiente que permita registar as acções de formação para posterior consulta/visualização. Com este tipo de sistema pretende-se permitir que os formandos possam rever matérias, colmatar ausências a algumas horas de formação ou frequentarem cursos de formação, sem que para isso tenham que estar inseridos numa turma com um número mínimo de formandos.
O ambiente a desenvolver deverá permitir gravar os pontos fundamentais de uma acção de formação, nomeadamente a imagem do computador em foco na aula (normalmente o do formador mas poderá ser temporariamente outro), o conteúdo do quadro e ambiente da sala de aula.
Existem actualmente diversas soluções no mercado que permitem a divulgação de imagens e vídeo através da internet em contextos simples – com um único foco (o formador, o computador ou o quadro). Pretende-se facilitar a tarefa de um formando de modo a conseguir ter acesso aos diversos pontos fundamentais da aula, referidos anteriormente, através de uma única aplicação/solução. As sessões gravadas deverão estar acessíveis a partir de uma plataforma de e-Learning. Deverá ser considerada a hipótese de se poderem aceder a determinados recursos dessa plataforma de forma sincronizada com o evoluir das sessões gravadas.

Objetivo

O presente projecto pretende atingir os seguintes objectivos específicos:
. desenvolver um ambiente que permita gravar os pontos fundamentais de uma acção de formação, nomeadamente a imagem do computador em foco na aula, o conteúdo do quadro e ambiente da sala de aula.
. integrar o ambiente numa plataforma de e-Learning. Deverá ser considerada a hipótese de se poderem aceder a determinados recursos dessa plataforma de forma sincronizada com o evoluir das sessões gravadas.

O projecto permitirá atingir os seguintes objectivos genéricos:
• desenvolver capacidades de investigação;
• desenvolver a atitude crítica dos alunos;
• permitir a instalação, configuração e utilização de tecnologias de divulgação de imagem, som e vídeo, incluindo tecnologias de streaming;
• permitir a instalação e configuração de plataformas de e-Learning;
• permitir o estudo de novas linguagens de programação;
• permitir aprofundar outras técnicas de desenvolvimento de software, nomeadamente o desenvolvimento de componentes para integração em plataformas.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

No 1º semestre devem ser completadas as duas primeiras tarefas do estágio e, pelo menos, a terceira deve ser iniciada:
• T1 – Estudo de tecnologias – Estudo de tecnologias de streaming e de serviços de webcast, podcast, videocast….
• T2 – Experimentação de tecnologias – Instalação e configuração das tecnologias estudadas. Instalação e configuração da plataforma de e-Learning. No final desta tarefa deverá ser elaborado um relatório contendo uma enumeração e análise das vantagens e desvantagens de cada tecnologia/sistema. Nesse relatório deverá ser apresentada uma proposta fundamentada das tecnologias a usar no desenvolvimento do restante projecto.
• T3 – Desenvolvimento do ambiente de gravação – Módulo de captura. Planeamento e desenvolvimento das ferramentas necessárias à gravação dos pontos fulcrais de uma acção de formação.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

No 2º semestre deve ser completada a tarefa 3 e desenvolvidas as seguintes:
• T4 – Desenvolvimento da aplicação de visualização de sessões – Módulo player. Desenvolvimento de uma aplicação para visualização das sessões gravadas.
• T5 – Integração na plataforma de e-Learning – Desenvolvimento de extensões à plataforma de e-Learning para integração dos módulos de captura e player. Este módulos deverão ser acedidos directamente e de forma transparente a partir da plataforma de e-Learning.
• T6 – Desenvolvimento do módulo de edição – Desenvolvimento de um módulo adicional que permita a edição dos vídeos gerados. Este módulo poderá oferecer diversas funcionalidades de edição sendo a mais importante a remoção de períodos da gravação, mantendo o sincronismo entre todos os vídeos que constituem essa gravação.
• T7 – Realização de testes em ambiente real – Gravação de uma aula real. Disponibilização através da plataforma de e-Learning. Realização e análise de inquéritos sobre o feedback dos alunos.
• T8 – Realização de documentação e defesa final.

Condições

Os trabalhos decorrerão no DEI, num dos laboratórios do grupo Cognitive and Media Systems do CISUC.

Orientador

Antonio José Mendes
toze@dei.uc.pt 📩