Propostas de Estágio 2011/2012

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-29 10:18:43 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

MobicarInfo - sistema de infotainment para o veículo eléctrico Mobicar

Área Tecnológica

Engenharia de Software

Local do Estágio

Coimbra

Enquadramento

A iTGROW é um centro de qualificação informática de excelência, atraindo, seleccionando, formando e preparando para a vida profissional, jovens licenciados, mediante um programa de formação e treino de competências on-the-job . Trata-se de A.C.E. participado pela Critical Software e BPI, e cuja missão passa por desenvolver talento em jovens que pretendam seguir uma carreira em engenharia informática, através da sua exposição às melhores práticas e envolvimento em projectos exigentes, no domínio da engenharia de software. A iTGROW tem sede em Coimbra e um centro de desenvolvimento de competências na Maia.

A iTGrow encontra-se a recrutar perfis de Engenharia para o seu cliente Critical Software S.A no âmbito da Dissertação/Estágio do Mestrado de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unviersidade de Coimbra.

Sumário

A Critical Software está a desenvolver uma plataforma de infotainment que irá ser integrada no automóvel eléctrico português Mobicar. Este sistema será responsável pela interacção com vários componentes do automóvel, bem como disponibilizar ao condutor informação útil do ponto de vista da condução (autonomia das baterias, pontos de carregamento mais próximos, alertas).
O sistema deve disponibilizar aos seus utilizadores funcionalidades de entretenimento e informação, como por exemplo acesso a notícias, controlo sobre o rádio, navegação do veículo, sincronização com dispositivos móveis, visualização de filmes, reconhecimento de gestos no ecrã, disponibilização de funcionalidades remotas via telemóvel, extracção e armazenamento de música, agregador de notícias.
Deve também disponibilizar algum controlo sobre o carro, nomeadamente controlo da climatização, configuração de carregamento eléctrico e outras funcionalidades.
O sistema deve possuir um mecanismo de activação/desactivação de funcionalidades de forma a disponibilizar o que cada tipo de utilizador necessita para o seu carro.
Este sistema irá também aceder a rede Mobi.e (Rede nacional de carregamento eléctrico) e ao sistema One.Stop.Transport. O acesso a rede Mobi.e permitirá obter a informação e localização dos postos de carregamento eléctrico, e o acesso ao sistema One.Stop.Transport. permitirá o acesso a um sistema agregador de serviços com objectivo final de facilitar a vida do utilizador nas suas deslocações diárias.

Objetivo

O estagiário será integrado na área de Real Time & Embedded da Critical Software, especificamente na equipa do MobicarInfo e tem como objectivo o desenho, especificação e desenvolvimento do sistema de infotainment MobicarInfo.
O estagiário será convidado a desenhar, especificar a arquitectura e seleccionar as funcionalidades que poderão ser realizadas no período de estágio, tendo em conta o esforço que este poderá alocar ao projecto durante o período do seu estágio. Estas funcionalidades serão depois validadas em reunião entre o estagiário, o orientador na empresa e o orientador do DEI.
As actividades a realizar no sistema serão seleccionadas para que o trabalho do estagiário possa ser estanque relativamente ao desenvolvimento normal do produto, mas proporcionando interacção entre o estagiário e a equipa em todos os momentos.
O estagiário irá desenvolver o seu estágio com a ajuda da plataforma de Infotainment da Visteon, uma das empresas mais inovadoras no fabrico de componentes automóveis de valor acrescentado.
As principais actividades a desenvolver são:

T1: Estudo do estado da arte na área de sistemas de infotainment. Este estudo tem como principal finalidade identificar soluções presentes no mercado e as abordagens que mais se enquadram no sistema MobicarInfo, bem como um levantamento preliminar de requisitos. Durante esta fase o estagiário deverá produzir um relatório técnico preliminar sobre o seu trabalho de investigação.

T2: Especificação e concepção das funcionalidades a desenvolver acompanhada da prototipagem que se revelar necessária. Esta especificação e análise serão feitas com base numa análise de requisitos efectuada com suporte de elementos da equipa MobicarInfo.

T3: Codificação dos módulos especificados. A codificação será acompanhada de actividades de verificação (e.g. inspecções de código) a serem realizadas em conjunto com outros elementos da Critical Software, bem como de testes de módulo realizados pelo estagiário.

T4: Especificação da Validação: Definição de testes de usabilidade e performance.

T5: Validação: Execução de testes e correcção de defeitos encontrados.

T6: Integração dos módulos codificados com o veículo Mobicar a ser realizado com outros elementos da Critical Software.

T7: Produção do relatório de estágio intermédio e final.

As tecnologias a usar são:

▪ Linux - Meego;
▪ Visteon IVI platform;
▪ QT;
▪ Outros;
▪ Conhecimentos ou interesse em protocolos de comunicação automóvel é uma vantagem;

Plano de Trabalhos - Semestre 1

M1 (KO+8W) Tarefa T1 terminada - Estudo do estado da arte na área de sistemas de infotainment.

M2 (KO+12W) Tarefa T2 terminada - Especificação e concepção das funcionalidades a desenvolver acompanhada da prototipagem que se revelar necessária.

KO = Kick-off
W = Semana

Plano de Trabalhos - Semestre 2

M3 (KO+22W) Tarefa T3 terminada - Codificação dos módulos especificados.

M4 (KO+25W) Tarefa T4 terminada - Especificação da Validação: Definição de testes de usabilidade e performance.

M5 (KO+30W) Tarefa T5 terminada - Validação: Execução de testes e correcção de defeitos encontrados.

M6 (KO+33W) Tarefa T6 terminada - Integração dos módulos codificados com o veículo Mobicar a ser realizado com outros elementos da Critical Software.

M7 (KO+36W) Tarefa T7 terminada - Produção do relatório de estágio intermédio e final.

KO = Kick-off
W = Semana

Condições

Bolsa de Estágio

O presente estágio prevê a atribuição de uma bolsa de estágio mensal fornecida pela itGrow, que é constituída por uma componente fixa, e por uma eventual componente variável atribuída no fim do estágio em função do desempenho do estagiário.


Observações

Perfil do Estagiário

A iTGrow procura um estagiário com formação base de engenharia com conhecimentos em desenvolvimento de software nas tecnologias relevantes para o projecto.

O candidato com o perfil certo deve demonstrar entusiasmo e paixão pela área de Tecnologias de Informação, deve ter uma boa capacidade organização e excelentes capacidades de comunicação e trabalho em equipa.
É condição para a atribuição do projecto de estágio uma entrevista com os candidatos interessados.

Orientador

Tiago Ferreira
tm-ferreira@criticalsoftware.com 📩