Propostas de Estágio 2011/2012

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-29 14:00:20 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

PRO003-IR -BackOffice de Redes de Nova Geração

Área Tecnológica

Sistemas de Informação

Local do Estágio

Aveiro

Enquadramento

Em 2015, o volume de dados nas redes móveis atingirá 6.3 exabytes/mês. Existirão 7.1 biliões de dispositivos móveis, aproximadamente igual ao número da população.
A velocidade das redes móveis irá superar o 2.2 megabits/segundo. 2/3 do tráfego móvel será video. Existirão 788 milhões de utilizadores de internet móvel.
Na rede fixa assiste-se à disseminação do IPTV. Subsituiem-se os cabos de cobre por fibra óptica. O futuro é aqui e agora.
Os governos passam a considerar o negócio das Telecomunicações estratégico para o desenvolvimento dos seus países.
As operadoras lutam por oportunidades no mercado que lhes permitam aumentar as suas quotas. Estão atentas a mercados emergentes.
Lutam pela liderança da sua marca e pela satisfação do cliente.
O cliente é cada vez mais exigente. Se há alguns anos, voz e texto (sms) eram suficientes, agora exigem inovação. Quem se contenta com um telemóvel sem acesso às redes sociais?
Existem dúvidas que a aposta de futuro é nas telecomunicações?

A Maisis dá-te oportunidade de participares no desenvolvimento de novos produtos PT Inovação – fornecedor internacional de tecnologia de classe mundial.
O novo perfil de cliente, impõe que as operadoras se preocupem cada vez mais com os sistemas de suporte ao negócio (BSS, Business Support Systems). A PT Inovação, acompanha sempre a necessidades de mercado e já iniciou o desenvolvimento de um conjunto de produtos chave em sistemas deste tipo, seguindo as melhores práticas e standards recomendadas por organísmos como o TMForum e 3GPP.
Uma área que muitas vezes é descurada é a de operação, pois apesar de realizar funções criticas, não são vistas pelo cliente, são realizadas em backoffice. Embora não se considerem estratégicas, elas contribuem em muito para o sucesso do negócio e para a satisfação do cliente. A nova suite de produtos PT Inovação terá uma solução de backoffice.

Objetivo

Propomos-te fazer parte de uma equipa de desenvolvimento da nova geração de Sistemas de Suporte ao Negócio (SSN), realizando um estágio focado no desenho e construção do backoffice, sistema responsável por:
• Análise de problemas;
• Resolução de problemas (troubleshooting);
• Consulta de registos de actividade local dos sistemas (LDR);
• Manutenção corretiva e preventiva;
É uma ferramenta chave e interage com vários sistemas BSS da solução, desde o sistema de online, offline charging até ao sistema responvél por envio de todo o tipo de notificações (email, sms, ussd).
Permite-te assim um conhecimento transversal da solução BSS da PT Inovação bem como de várias tecnologias por estes usadas: oracle coherence, java distribuited systems, ruby, entre outras.
O processo de desenvolvimento inspira-se no RUP – rational unified process e em TDD – test driven development, a aplicação segue o modelo MVC – model view controller e é implementada em RoR – ruby on rails. É considerada uma das framework com a comunidade mais activa e participativa, são vários os sites e projectos desenvolvidos usando o Rails: Twitter, Yellow Pages, Hulu, SlideShare, Basecamp, Scridb, github. O backoffice interfaceia com outros sistemas via rest, um dos principios da filosofia Rails.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

• Integração na equipa de desenvolvimento e identificação da arquitectura e das tecnologias envolvidas
• Modelação da solução técnica
• Avaliação de soluções

Plano de Trabalhos - Semestre 2

• Desenvolvimento de protótipo
• Integração do protótipo nos backoffices
• Elaboração de relatório final

Condições

Características Comportamentais: Pessoa dinâmina, motivada e com imensa vontade de aprender/investigar novas tecnologias.
Conhecimentos Técnicos: REST APIs / JSON, HTML, CSS, Javascript, Ruby on Rails, UML, Oracle, Linux, Information Retrieval / Lucene, sistemas NOSQL.





Selecção: Entrevista

Estágio Remunerado

Observações

Tecnologias state of the art.
Cenários inovadores que se espera serem uma realidade a médio prazo

Orientador

Cláudia Rego
crego@maisis.pt 📩