Propostas de Estágio 2011/2012

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-29 13:03:12 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Desenvolvimento da UC Research Network

Área Tecnológica

Sistemas de Informação

Local do Estágio

Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra

Enquadramento

O Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra (IIIUC) é uma Unidade Orgânica de ensino e investigação, que fomenta o cruzamento fértil entre áreas de saber e a agregação de equipas, no sentido de garantir capacidade de afirmação internacional da investigação científica. Sendo certo que grande parte do progresso científico de hoje se faz nas áreas de fronteira, com equipas pluridisciplinares, o IIIUC é o local privilegiado, onde as Unidades de Investigação se encontram para explorar o potencial existente na colaboração entre as áreas científicas diferentes.

Actualmente, mais de trinta Unidades de I&D compõem o IIIUC. De acordo com os estatutos, podem ser membros do IIIUC as Unidades de I&D classificadas com notação de Bom ou superior pelos painéis internacionais de avaliação periódica designados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. O trabalho de investigação produzido situa-se nas áreas das Ciências Exactas, das Ciências Naturais, Ciências da Engenharia e Tecnologias, das Ciências Sociais, das Ciências da Saúde e das Artes e Humanidades.

Na perspectiva do desenvolvimento e resposta aos desafios que se colocam na área da investigação científica interdisciplinar, o IIIUC está vocacionado para divulgação de actividades que visam o aumento de visibilidade dos cientistas da Universidade de Coimbra, em particular os que desenvolvem investigação em projectos multidisciplinares. Nesse âmbito, o IIIUC tem prosseguido na sua missão com sucesso, trilhando e desbravando caminhos, no sentido de aproximar equipas de investigação multipolares e dinâmicas, na divulgação das actividades científicas e no planeamento e apoio a projectos de investigação, na área de transferência do saber e na relação com outras instituições públicas e empresas privadas. Mais recentemente, desde o ano lectivo 2010/2011, o IIIUC promove cursos de 3º ciclo de cariz interdisciplinar, submetidos e acreditados pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), como mais uma das vertentes de expansão do Instituto.

No âmbito da investigação e do desenvolvimento, o IIIUC elaborou diversos protocolos com instituições públicas nacionais e internacionais, como diversas Câmaras Municipais, ERSUC, Governo Regional dos Açores, AC-Águas de Coimbra, CCDR, Agência de Ciência Viva, Fundação Calouste Gulbenkian, European Science Foundation, FEDER, entre muitos outros, e foram submetidos vários projectos de investigação à FCT, alguns deles em curso. Através desta Fundação o IIIUC candidata-se regularmente a Bolsas de Gestão de Ciência e Tecnologia, para a colaboração de bolseiros no Centro de Ciência Viva Rómulo de Carvalho, no Estudo Geral e na plataforma nacional DeGóis, instrumentos de recolha, disponibilização e análise da produção intelectual nas Unidades de I&D que integram o IIIUC e em toda a Universidade de Coimbra.

No presente, as grandes instituições de financiamento da investigação científica definem como estratégico o apoio a programas e projectos interdisciplinares, com equipas numerosas e com múltiplas valências, para resolver problemas novos ou complexos. Esta tendência verifica-se quer para os problemas que se colocam ao desenvolvimento harmonioso da humanidade, quer mesmo para alguns que, sem esse quadro de referência, servem ao menos para demonstrar que a capacidade para organizar investigação interdisciplinar constitui uma vantagem muito importante.
O IIIUC pretende, de acordo com a sua missão, redefinida em Maio de 2009, ser considerado uma instituição de referência nacional e internacional no âmbito da investigação e da formação em estudos avançados interdisciplinares, criando sinergias em investigação, e beneficiando desse modo a Universidade de Coimbra como um todo.

É com estas referências que se têm definido orientações e adoptado instrumentos de trabalho presentemente em plena concretização. Como exemplos refira-se o projecto de racionalização do uso de equipamentos científicos infraestruturais, para benefício científico e económico de toda a comunidade científica da UC, cuja fase de levantamento se concluiu, decorrendo presentemente a análise de oportunidades. Ou a diversificação da pesquisa internacional de oportunidades de consorciação e financiamento de investigação científica. Ou a divulgação antecipada de chamadas a projectos financiados a custos totais. Ou o projecto, em curso, de implementação de um sistema de apoio à colaboração íntima e eficiente com os sectores da Administração da UC ligados à gestão de projectos e à protecção da propriedade intelectual e à transferência.

A presente proposta integra-se nos objectivos de dinamização dos processos de alerta de oportunidades de consorciação e financiamento de investigação científica e de divulgação antecipada de chamadas a projectos financiados a custos totais, tanto internamente para as Unidades de I&D do universo da UC, como do ponto de vista do interface com parceiros externos à UC.

Objetivo

Os objectivos do estágio são o desenvolvimento de uma aplicação real para auxílio na gestão de oportunidades de consórcio e financiamento de Investigação Científica e divulgação das oportunidades aos investigadores das unidades de investigação (Un. I&D) da UC.

Para tal é necessária uma plataforma onde será possível:
-> manter actualizadas entidades, sejam elas Un. I&D sejam empresas que colaborem com estas;
-> gerir áreas de conhecimento de actuação das Un. I&D, de forma a direccionar a informação;
-> gerir áreas de actuação das entidades para possível definição de consórcios;
-> possibilitar a avaliação de projectos de investigação da UC de forma a validar o seu potencial científico;
-> criar relatórios automáticos de acordo com parâmetros pré-definidos;
-> gerir tipos de utilizadores, a informação disponível deverá ser direccionada de acordo com o perfil de utilizador.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

O Plano de Trabalhos a desenvolver no 1º Semestre é o seguinte:
Fase 1 – Análise do Estado da Arte (2 semanas)
Fase 2 – Análise e Especificação do sistema a implementar (4 semanas)
Fase 3 – Desenvolvimento de um protótipo para demonstração de conceito (5 semanas)
Fase 4 – Escrita de Relatório intermédio de estágio(3 sema

Plano de Trabalhos - Semestre 2

O Plano de Trabalhos a desenvolver no 2º Semestre é o seguinte:
Fase 5 – Implementação dos layouts(5 semanas)
Fase 6 – Programação da aplicação(7 semanas)
Fase 7 – Testes e experimentação(7 semanas)
Fase 8 – Elaboração de documentação (manuais de utilizador, manuais técnicos)(3 semanas)
Fase 9 – Escrita de Relatório de estágio(2 semanas)

Condições

O estágio poderá ser remunerado.
O local do estágio é nas instalações do [url=http://www.uc.pt/iii]IIIUC[/url] - Casa Costa Alemão, pólo II.

Observações

Desenvolvimento de uma solução com grande potencial e importantíssima para a melhoria do suporte à I&D na UC.

Dependendo do perfil dos candidatos, o plano de trabalhos poderá sofrer alterações.

Selecção: Média da Licenciatura + Análise de CV + Entrevista

Esta proposta é complementar à proposta "Desenvolvimento do Centro Virtual de Recursos Científicos da UC", embora uma não afecte o desenvolvimento da outra

Orientador

Frederico Dinis
frederico.dinis@uc.pt 📩