Propostas de Estágio 2011/2012

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-29 10:42:55 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

TICE.MOBILIDADE - One.Stop.Transport

Área Tecnológica

Engenharia de Software

Local do Estágio

FCTUC / IPN

Enquadramento

O projecto TICE.MOBILIDADE tem como objectivo encontrar novas soluções para o transporte urbano, mais eficientes e abrangentes, através do uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC) que permitam integrar as várias soluções disponíveis, de uma forma ecológica, energeticamente eficiente e com mais qualidade para o utente, em coordenação e cooperação com outras iniciativas nacionais.
Este projecto resulta de um esforço conjunto de 29 parceiros que se predispõem criar um ecossistema de aplicações para a mobilidade, suportadas numa Arquitectura Baseada em Serviços(SOA). Nesse contexto o IPN é responsável por garantir a correcta implementação de vários subprojectos, destacando-se o One.Stop.Transport, uma plataforma digital de aquisição, tratamento e análise de dados facilitadora de serviços de mobilidade em ambiente urbano.
O One.Stop.Transport terá a possibilidade de agregar e registar novos serviços ao longo do tempo, que tirem partido da oferta de dados existentes na plataforma e contribuam para aproximar o fornecedor de serviços ao cliente final. Cada serviço poderá ser explorado por uma entidade diferente, e seguir um modelo de negócio próprio.
Disponibilizará interfaces avançados com o utilizador, tirando partido da Web 2.0 e da elevada taxa de penetração de dispositivos móveis com acesso à internet em Portugal. O projecto pretende explorar os benefícios da comunicação bidireccional entre o fornecedor de serviços e o cliente. Por exemplo, o utilizador poderá ter no seu telemóvel um plano intermodal actualizado ao segundo, receber sugestões de mobilidade e segurança, verificar a disponibilidade de parques de estacionamento, ou mesmo enviar informações sobre comodidades da cidade, eventos, notícias e fotos.
Integrará dados heterogéneos nas operações de planeamento, proveniente de operadoras de comunicações (localização e fluxos), de autoridades locais (fluxo de trânsito, zonas de trânsito condicionado), concessionárias de auto-estradas, entre outros.



Características do Sistema
As componentes a desenvolver no âmbito do projecto enquadram-se numa arquitectura orientada a serviços em ambiente distribuído e heterogéneo. Algumas características:
- Arquitectura RESTful
- Modelação de informação georreferenciada
- Desenho e análise funcional em função de critérios de performance, disponibilidade e escalabilidade
- Interface Web e WebGIS de backend (fortes requisitos ao nível de UX e acessibilidade)
- Interface móvel de acesso a algumas funcionalidades, de forma ubíqua (iOS, Android, etc.)
- Controlo, monitorização e taxação do acesso a dados
- Mecanismos de reporting
- Forte componente de quality assurance com recurso a testes unitários, funcionais e de integração
- Implementação de módulos e componentes segundo padrões de encapsulamento e loose-coupling.
- Desenho e implementação de API’s e interfaces de comunicação (producer-consumer, publish-subscribe, real-time / assynchronous message queueing, push, etc.)
- Linguagens de programação Java e Python
Ferramentas de desenvolvimento
- PostgreSQL e PostGIS
- Eclipse IDE (ou qualquer outro editor de texto inteligente)
- RabbitMQ, Redis
- Django e GeoDjango
- Oauth
- Git
- Apache, Nginx
Metodologia
O processo de desenvolvimento de software será baseado em SCRUM.
Os orientadores de ambas as partes (IPN e DEI), poderão participar nas reuniões de Sprint Planning e Sprint Retrospective. A documentação resultante das reuniões será disponibilizada ao orientador e júri do estágio.

Objetivo

O estagiário será incluído numa equipa mais ampla e multidisciplinar, sendo esperado que consiga participar de forma activa em todas as fases do desenvolvimento da aplicação.
De entre as funcionalidades da aplicação apresentam-se aquelas que constituem o objecto deste projecto:
Informação relativa aos sistemas de transporte
As interfaces multi-modais dos diversos sistemas de transporte públicos (metro, comboio, autocarro, táxis, barcos, ferry, car-sharing, bike-sharing) estarão disponíveis na plataforma, bem como os pontos de interesse dos PPSs (Parques de bicicletas, Posto de abastecimento MOBI.E, paragens do Move). Também estarão disponíveis os horários, tarifários e informação em tempo real dos transportes.
Informação ambiente
A plataforma disponibilizará a consulta das condições e perturbações do tráfego (acidentes, obras, desvios), fluxos excepcionais de pessoas, dados meteorológicos e zonas com falhas de energia.
Georreferenciação
A plataforma também disponibilizará informação relativa à localização dos pontos de interesse, eventos culturais ou desportivos e publicidade georreferenciada. Possibilitará também georreferenciação inversa.
Mapas
Os mapas das áreas cobertas pela plataforma serão disponibilizados juntamente com a informação orográfica. Também será disponibilizada informação necessária para a implementação de serviços WebGIS.
Rastos digitais
Será possível consultar os fluxos de pessoas, através da informação fornecida pelos operadores móveis.
No final do projecto é pretendido que seja disponibilizada a versão 1.0 do One.Stop.Transport.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Durante o 1º semestre, o projecto será composto pelas seguintes fases de desenvolvimento:
• F1 – Análise do estado da arte (25% do semestre) – Análise de soluções, boas práticas e as tecnologias a usar no projecto.
• F2 – Levantamento de requisitos (25% do semestre) – esta tarefa consiste no levantamento de requisitos do módulos a desenvolver.
• F3 – Desenho (50% do semestre) – será desenvolvido um protótipo dos módulos aplicação e o desenho de arquitectura.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Durante o 2º semestre, o projecto será composto pelas seguintes fases de desenvolvimento:
• F4 – Implementação (70% do semestre) – fase de desenvolvimento onde serão implementados os requisitos e funcionalidades determinadas em F2.
• F5 – Testes (20% do semestre) – fase em que será testada a robustez da aplicação desenvolvida. Serão feitas as correcções aos bugs que forem detectados.
• F6 – Deploy e relatório de projecto (10% do semestre) – Revisão final da aplicação desenvolvida e disponibilizada para produção.

Condições

O estágio é remunerado.

Orientador

Carlos Lisboa Bento (FCTUC) / Alcides Marques (IPN)
bento@dei.uc.pt 📩