Propostas de Estágio 2011/2012

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-29 11:38:56 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

e-learning@NONIO

Área Tecnológica

Engenharia de Software

Local do Estágio

Edifício central da FCTUC

Enquadramento

O projecto NONIO (NOvo sistema académico uNiversitárIO) foi iniciado há alguns anos e consiste no desenvolvimento de uma aplicação
de gestão académica única para toda a Universidade de Coimbra. Para além da gestão académica, esta aplicação dá também prover suporte às
actividades de âmbito pedagógico, no sentido de disponibilizar funcionalidades muito relevantes para alunos e docentes, de forma
integrada e coerente (matrículas, lançamento de notas, consulta do processo do aluno, gestão de aulas, gestão de materiais, etc.).

Objetivo

Colaborar na construção de funcionalidades que permitam ao NONIO suportar os processos envolvidos na leccionação em modo e-learning, tanto ao nível de processos de suporte (definição de cursos e-learning, candidaturas e matrículas) como de funcionalidades de apoio à leccionação (organização de uma unidade curricular por módulos, definição de testes on-line, avaliação de participação em fóruns, evoluir as funcionalidades de "Materiais de Apoio"). Os desenvolvimentos serão realizados sobretudo na vista dos docentes (Infordocente) e na vista dos alunos (Inforestudante).

Plano de Trabalhos - Semestre 1

(a) Estudo das tecnologias usadas no projecto NONIO (Setembro de 2011)

(b) Especificação de requisitos (Outubro a Dezembro de 2011) – Análise e definição dos requisitos do sistema a desenvolver, incluindo requisitos funcionais e técnicos. Serão usadas essencialmente técnicas de prototipagem rápida para ilustrar e ajudar a definir os requisitos funcionais.

(c) Arquitectura e design (Dezembro de 2011 a Janeiro de 2012) – definição do design detalhado arquitectura do módulo (ou módulos) a implementar até final do Estágio.

(d) Escrita e defesa do relatório intermédio de estágio (Dezembro de 2011 e Janeiro de 2012)

Plano de Trabalhos - Semestre 2

(e) Construção (Janeiro a Maio de 2012) – codificação dos módulos definidos.

(f) Testes (Abril a Junho de 2012) – definição e execução dos casos de teste dos diversos módulos.

(g) Documentação (a decorrer ao longo de todo o estágio) – integração e revisão da documentação produzida em cada fase do estágio no conjunto de documentos finais que descrevem o trabalho efectuado tecnicamente e na perspectiva do utilizador.

(h) Escrita e defesa do relatório de estágio (Maio a Julho de 2012)

Condições

Este trabalho será realizado na Sede da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Será disponibilizado um local de trabalho apropriado e todos os recursos computacionais necessários.

Estágio remunerado (bolsa mensal de 300 Euros)

Observações

Este estágio será co-orientado pelo Eng.º Pedro Pinto, gestor do projecto NONIO.

Orientador

Marco Vieira
mvieira@dei.uc.pt 📩