Propostas de Estágio 2011/2012

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-29 15:44:07 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

MellowDece - Plataforma de Software para Detecção de Melodia em Áudio Polifónico

Área Tecnológica

Multimédia

Local do Estágio

DEI

Enquadramento

A detecção de melodia em áudio polifónico é um tópico de investigação com interesse crescente na área designada por Music Information Retrieval (MIR), tendo uma vasta gama de aplicações em campos como a pesquisa melódica (e.g.,query-by-humming, na qual o utilizador “trauteia” a melodia a pesquisar numa base de dados), transcrição automática de melodia, extracção de descritores melódicos para metadata musical, detecção de plágio, etc. A relevância desta área tem aumentado significativamente mos últimos anos, em virtude da expansão crescente dos arquivos de música digital. O actual estado da arte apresenta desafios novos e aliciantes aos fornecedores de serviços em termos da organização de bases de dados musicais de larga-escala e do desenvolvimento de métodos de interacção e pesquisa.

Objetivo

Neste contexto, em [Paiva, 2007], foi desenvolvida uma aplicação para detecção de melodia em áudio polifónico, em ambiente Matlab®. No entanto, e atendendo às características intrínsecas do Matlab (nomeadamente, o facto de os scripts serem interpretados e não compilados), a eficiência computacional da mesma é insuficiente. Assim sendo, o primeiro objectivo deste estágio será a conversão optimizada do código Matlab para C. O segundo objectivo será o desenvolvimento
de uma interface gráfica para a aplicação. Finalmente, e dependendo do evoluir do estágio, poderão também ser desenvolvidos alguns melhoramentos sobre o algoritmo actual, bem como adicionados outros algoritmos presentes na literatura.


Referências
Rui Pedro Paiva, “Melody Detection in Polyphonic Audio”, Tese de Doutoramento, Departamento de Engenharia Informática, Universidade de Coimbra, 2007.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

1. Estudo e familiarização com a aplicação existente.
2. Estudo do estado da arte em detecção de melodia.
3. Análise de Requisitos..
4. Elaboração de documentação (em cada uma das fases) e relatório intermédio.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

1. Implementação de algoritmos do estado da arte.
2. Investigação e melhoramentos do algoritmo actual.
3. Testes.
4. Elaboração de documentação (em cada uma das fases) e relatório de estágio.
5. Escrita de artigo científico.

Condições

Estágio não remunerado.

Orientador

Rui Pedro Paiva
ruipedro@dei.uc.pt 📩