Colocações 2011/2012

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-29 12:14:53 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Sistema de Integração de Informação de Espectáculos

Área Tecnológica

Inteligência Artificial

Local do Estágio

DEI-Laboratório AC

Enquadramento

Atualmente na web existe informação exaustiva sobre artistas. Estes podem ser músicos, artistas plásticos, atores etc. Um utilizador com conhecimentos básicos de pesquisa consegue facilmente identificar os seus próximos espetáculos (local, data…). Contudo, na sua perspetiva a análise biográfica do artista é uma tarefa complexa. Esta torna-se ainda mais difícil quando o utilizador conhece pouco da sua carreira.

Objetivo

Englobado num projeto mais alargado onde se pretende centralizar informações sobre todos os espetáculos numa cidade, nesta tese de mestrado pretende-se desenvolver uma plataforma que através de sites de espetáculos consiga fornecer ao utilizador a máxima quantidade de informação possível sobre um dado artista/grupo tendo como caso de estudo a música.
Partindo da identificação de um espetáculo através do ticket line tentar extrair o máximo de informação do artista ou grupo. Posteriormente esta informação deverá ser centralizada num site que conterá informações bibliográficas sobre o artista, álbuns editados, vídeos de músicas filtradas por nome, data, concerto etc acompanhados pelas suas lyrics.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

-Identificar todas as aplicações existentes na web na mesma área de aplicação do trabalho identificando, as suas funcionalidades e principais diferenças;
-Identificar as suas fontes de enriquecimento. O aluno deverá inicialmente identificar um conjunto de sites que lhe ofereça, vídeos, letras de músicas do artista etc.
Alguns exemplos dessas fontes (o aluno poderá escolher outras fontes):

Fontes de Enriquecimento de Espetáculos
-TicketLine

Fontes de Enriquecimento Vídeos
-Youtube
-MyWay
-Vimeo
-Last FM

Letras de Músicas
Lyrics.com
metrolyrics

Plano de Trabalhos - Semestre 2

-Desenvolvimento de um site crawler por forma a identificar toda a informação relevante do artista/grupo e centraliza-la posteriormente num novo site agregador de toda a informação.
-Identificar artistas similares que possam interessar ao utilizador.
-Realizar uma análise de desempenho do sistema identificando os falsos positivos e negativos melhorando numa fase posterior os algoritmos desenvolvidos
-Escrita de Relatório de Tese

Condições

Existe a possibilidade do sistema vir a ser utilizado por uma autarquia.

Orientador

Pedro Abreu
pha@dei.uc.pt 📩