Colocações 2011/2012

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-29 09:47:06 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Android – Knowledge Graph Development

Área Tecnológica

Sistemas Móvies e Ubíquos

Local do Estágio

Maisis

Enquadramento

Criação de uma aplicação para Android na qual será possível ter um cliente com um subset de funcionalidades existentes na plataforma OOBIAN (http://www.oobian.com). Algumas das funcionalidades base desta plataforma são: pesquisa, navegação e associação de informação dispersa numa organização, usando técnicas de visualização adaptativas que se permitam optimizar a experiencia de utilização com base no conteúdo a apresentar. Este projecto apresenta desafios interessantes na áreas de data/information visualization e de desenvolvimento para dispositivos móveis.

Objetivo

•Estudo e análise nos seguintes tópicos: desenvolvimento de dispositivos móveis (Android); algoritmos de visualização de informação
•Documentação (Requisitos; Especificação, Protótipagem/Mock-ups)
•Implementação de aplicação para Android.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

T1 – Estudo e formação sobre desenvolvimento para dispositivos móveis e algoritmos de visualização de informação
Esta tarefa tem como objectivo dotar o estagiário de conhecimento sobre conceitos importantes para a implementação do sistema, nomeadamente:

- Desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis
- Estudo de algoritmos de visualização de informação
- Estudo de melhores práticas de usabilidade de software

T2.Levantamento de requisitos
Pretende-se que o estagiário deverá efectuar um estudo e levantamento dos requisitos do sistema a implementar. Estes requisitos serão validados pelos membros da equipa e pelos stakeholders.

T3.Prototipagem
Nesta tarefa o estagiário deverá estruturar, planear e desenhar a interface de utilização com vista á navegação na estrutura de conhecimento. Existem diferentes formas de realizar esta tarefa, no entanto propõe o seguinte conjunto de outputs:

-Mapas de navegação
-Storyboards
-Protótipos da UI
-Mockups gráficos

Plano de Trabalhos - Semestre 2

T4.Especificação
Nesta fase deverá ser criado um ou mais artífices que definam de uma forma detalhada a especificação do sistema. Uma boa especificação para além de tornar o projecto mais claro e tangível, auxilia e evita também possíveis dissabores nas fases posteriores.


T5.Testes e Implementação
Pretende-se que o estagiário nesta tarefa implemente o sistema. Para isso pede-se que para além da implementação sejam também criados testes de unidade e testes de automação.

T6.Testes e Integração
Esta fase tem por objectivo integrar os diferentes componentes criados, assim com a criação e execução de baterias de testes de integração e automação.

T7.Auditoria e Revisão
Neste ponto o estagiário terá que assegurar que os artifícios criados estão consistentes e correctos, de acordo com as politicas definidas para a organização e projecto. A aprovação do trabalho realizado está dependente do resultado dos processos de verificação e validação realizados.

Condições

Orientador

José Miguel Carvalho Larguesa Grade
mgrade@maisis.pt 📩