Colocações 2011/2012

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-29 15:29:43 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

MobileApps - SmartTourism_Walk_Mar_Sol_Natureza

Área Tecnológica

Sistemas de Informação

Local do Estágio

Aveiro

Enquadramento

Nos últimos anos a Humanidade tem mudado o que é considerado um elevado estilo de vida, preocupando-se cada vez mais a viver em harmonia com o meio ambiente e a natureza que o rodeia, bem como protegê-la dos desequilíbrios ambientais causados pelo estilo de vida moderno humano.
A proliferação e a crescente utilização dos smartphones veio revolucionar a maneira como se vive atualmente. Tem-se verificado um grande desenvolvimento desta área tecnológica, que está cada vez mais acessível ao cidadão comum, e ao aumento da utilização de aplicações móveis nas mais diversas situações.
Estas aplicações tiram vantagem das capacidades dos dispositivos móveis (acelerómetro, GPS, ligação 3G, entre outras) para fornecer informação útil e contextualizada ao utilizador, de forma ubíqua.
Portugal é um importante destino turístico devido aos maravilhosos recursos ambientais que dispõe (praias, rios, serras, entre outros). Estes recursos proporcionam uma beleza e riqueza ambiental única. Nos últimos tempos tem-se verificado o aparecimento de iniciativas que promovem esta riqueza (7 Maravilhas Naturais de Portugal ®, 7 Maravilhas Praias de Portugal ®)
Apesar disto uma grande parte da população ainda desconhece a verdadeira riqueza ambiental do nosso país. Com o objectivo de dar ainda mais a conhecer esta riqueza, propõe-se o desenvolvimento de um guia turístico móvel para as principais plataformas com ligação às redes sociais para partilha da sua experiência.

Objetivo

● A solução será uma aplicação móvel nativa para as plataformas móveis com maior cota de mercado (iOS, Android e Windows Phone) que possa ser utilizado como guia turístico para descobrir as belezas naturais de Portugal.
● A solução deverá tirar partido do sistema de GPS do dispositivo móvel para permitir ao utilizador ver quais os recursos naturais (Pontos de Interesse) que se encontram mais próximos deste e apresentar informação de contexto sobre os mesmos.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

T1 – Análise das soluções de Pervasive Tourism existentes na empresa
T2 – Análise dos guias turísticos existentes vocacionados para dispositivos móveis e/ou para a natureza
T3 – Análise e Especificação dos Requisitos do Sistema
T4 – Definição da Arquitetura da Solução

Plano de Trabalhos - Semestre 2

T5 – Desenvolvimento do Sistema especificado
T6 – Ensaio e Testes do Sistema desenvolvido

Condições

Este projecto enquadrar-se-á num programa de estágio sob o regulamento de bolsas “Talento Ubiwhere”.

Observações

Perfil do candidato:
• Autonomia e espírito crítico
• Média final de curso (prevista) mínima de 14 valores
• Enorme motivação e disponibilidade
• Fluência em Inglês
Documentos:
Os resultados do estágio serão consubstanciados num conjunto de documentos a elaborar pelo estagiário:
R1 – Relatório de definição e análise de requisitos.
R2 – Relatório de especificação.
R3 – Relatório de implementação.
R4 – Relatório de testes.
R5 – Relatório final de Estágio.
A estrutura dos diversos documentos deverá ser definida e apresentada para revisão 8 dias, após início de cada tarefa, ou na primeira reunião após o início da Tarefa.

Orientador

Catarina Lopes
clopes@ubiwhere.com 📩