Propostas para selecção dos alunos

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-07-16 10:59:10 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Análise de ferramentas de validação de acessibilidade para ambientes web

Local do Estágio

DEI-FCTUC / CISUC

Enquadramento

No mundo digital de hoje, a acessibilidade web constitui um requisito fundamental para garantir a inclusão e a igualdade de oportunidades para todos os utilizadores. As ferramentas de validação de acessibilidade desempenham um papel crucial neste processo, fornecendo ferramentas e recursos para identificar e corrigir barreiras que impedem o acesso à informação e aos serviços online por parte de utilizadores com limitações de perfil diversificado.

As ferramentas de validação de acessibilidade são ferramentas que analisam websites e aplicações web em relação às diretrizes e padrões de acessibilidade web estabelecidos por organismos internacionais como o W3C (World Wide Web Consortium), identificando erros e problemas que podem dificultar ou impedir o acesso de pessoas com deficiência, tais como: erros de estrutura, problemas de contraste de cores, falta de suporte para navegação por teclado, entre outros. Para além da satisfação de requisitos legais, em Portugal transcritos através do

Objetivo

Os objetivos desta proposta encontram-se estruturados em torno de duas linhas de ação: análise comparativa e contrastiva das ferramentas existentes para avaliar a conformidade com requisitos de acessibilidade e o estudo das discrepâncias entre as recomendações fornecidas por estas ferramentas e a experiência de utilizadores reais que necessitem de adaptações de acessibilidade.

O primeiro ponto pretende analisar um conjunto de ferramentas de validação existentes, procurando identificar as vantagens e desvantagens características de cada uma, além de comparar o modo como estas se comportam face a casos referenciais de teste. Estes casos deverão atender a perfis específicos de deficiência, no sentido de se tentar identificar possíveis assimetrias ao nível das recomendações.

No respeitante ao segundo objetivo, pretende-se que sejam realizados testes com utilizadores reais com determinados perfis de deficiência, de modo a identificar discrepâncias entre as recomendações das ferramentas de validação e a experiência do utilizador.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

T1.1 – Análise do estado da arte relativamente a recomendações e ferramentas de validação existentes
T1.2 – Identificação dos perfis de deficiência mais relevantes para a análise
T1.3 – Identificação da abordagem de avaliação para a análise contrastiva e individual das ferramentas
T1.4 – Execução da análise prevista no T1.3
T1.4 – Desenho preliminar do plano de testes de usabilidade e experiência do utilizador e contacto de entidades relevantes
T1.5 – Escrita do relatório intermédio.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

T2.1 – Desenho final do plano de testes de usabilidade e experiência do utilizador
T2.2 – Execução da primeira fase dos testes de usabilidade e experiência do utilizador, com amostra reduzida
T2.3 – Refinamento do plano de testes de usabilidade e experiência do utilizador
T2.4 – Execução da segunda fase dos testes de usabilidade e experiência do utilizador, com amostra alargada
T2.5 – Análise de resultados e produção de recomendações para futuras ferramentas
T2.6 – Escrita do relatório final.

Condições

Este trabalho será levado a cabo em colaboração com a equipa da SOFTINSA/IBM, sendo também disponibilizado um local de trabalho no CISUC (Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra).

Observações

A fluência em Inglês (escrita e oral) facilita o processo de comunicação entre os diversos membros da equipa.

O estágio será co-orientado pelos Profs Paula Alexandra Silva e Tiago Cruz, e do lado da empresa SOFTINSA, pelo arquiteto de sistemas Rui Coimbras.

Referências:
- https://www.w3.org/WAI/standards-guidelines/
- https://selo.usabilidade.gov.pt/
- https://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/?uri=CELEX%3A32019L0882

Orientador

Paula Alexandra Silva e Tiago Cruz
paulasilva@dei.uc.pt 📩