Propostas com Aluno

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-07-16 11:36:12 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Interatividade e imersão em jogo de terror psicológico: um estudo com pixel art e animação tradigital

Local do Estágio

DEI-FCTUC

Enquadramento

Esta proposta de dissertação tem presente componentes relacionados com Design e com Programação, podendo afirmar que se trata de um projeto ligado a Design de Jogos. A vertente de Design está associada com a criação de animações, personagens e ambiente geral, assim como a narrativa, os sons e a música que vão estar incluídos no projeto. A programação vai ser a base para este projeto, onde toda a lógica do jogo será programada de raiz.

Objetivo

Muitos dos jogos de hoje em dia focam na utilização de comandos, PC ou PlayStation, ou aparelhos de alto custo para algumas pessoas. Neste projeto, o objetivo seria desenvolver um sistema onde não fosse necessária utilização de comandos ou aparelhos exteriores ao PC, estando apenas dependente de uma câmara e algumas possíveis teclas do teclado, para navegação de menus dentro do jogo. Para além disso, o desafio deste projeto foca também em conseguir criar um ambiente imersivo, pois a categoria do jogo é terror psicológico, sendo que ao mesmo tempo o jogador deve ter uma luz a apontar para ele próprio. Essa luz vai ajudar com o reconhecimento de todos os movimentos feitos pelo jogador durante o jogo através da câmara que estiver a apontar para ele. O sistema, previamente programado em python (pygame, openCV), irá reconhecer esses movimentos capturados em tempo real e, assim, fazer o jogo fluir consoante os mesmos. Para além do sistema em si, também serão desenvolvidos dois tipos de animações, uma em pixel art, dedicada aos movimentos e interações realizadas durante o jogo e outra, em animação “tradigital”, dedicada às cutscenes do jogo. Tal como mencionado no enquadramento, também será necessário criar as personagens e o ambiente de jogo, assim como a narrativa.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Fase 1 - Revisão da literatura e do Estado da Arte, assim como estudo de ambientes de jogos da categoria “Terror Psicológico”.
Fase 2 - Narrativa do jogo e script das animações a incluir.
Fase 3 - Pré-Produção - criação e modelação de storyboard, character design, props e background.
Fase 4 - Início da programação - reconhecimento das partes do corpo a utilizar e a sua integração nas funcionalidades do jogo.
Fase 5 - Elaboração do relatório para a entrega intermédia.
Fase 6 - Implementação de um protótipo para demonstração do projeto.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Fase 7 - Produção - início do desenvolvimento da componente de animação.
Fase 8 - Aquisição de sons e música para usar no jogo e correspondentes animações. Fase 9 - Pós-Produção - integração de sons e música, créditos finais.
Fase 10 - Revisão do documento final de dissertação.
Fase 11 - Elaboração de testes e experimentação para análise de resultados e possíveis melhorias.
Fase 12 - Revisão de tudo o que foi desenvolvido e implementado, e redação das conclusões.

Condições

Recursos computacionais que possam processar imagem animada

Orientador

Sandra Fernandes dos Santos
sandrasantos@dei.uc.pt 📩