Propostas submetidas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-05-19 04:17:42 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Arquivo digital de memória e amnésia imperiais

Local do Estágio

DEI-FCTUC

Enquadramento

A memória de muitos acontecimentos e de figuras da História de Portugal expressa-se e materializa-se de inúmeras e variadas formas no espaço público contemporâneo português (nomeadamente, monumentos, museus, toponímia, entre muitas outras). Estas expressões são simultaneamente lugares de memória e de amnésia, uma vez que, por um lado, enfatizam narrativas dominantes e hegemónicas, contribuindo para "o perigo de uma história única" (Chimamanda, 2014), e, por outro, silenciam leituras múltiplas sobre esses mesmos acontecimentos e figuras, contribuindo para uma "amnésia imperial" (Rosaldo, 1989) que, por sua vez, gera um repertório de posições e expressões contemporâneas (nomeadamente, supremacia branca, racismo, entre outras) que, no âmbito da presente proposta, interessa problematizar e contestar.

Objetivo

No âmbito da presente proposta, propõe-se criar um "arquivo digital" com o intuito de sinalizar e documentar manifestações visuais presentes no espaço público português, inter-relacionadas entre si, com relação com os conceitos de imperialismo, escravatura, colonialismo e racismo em Portugal. O arquivo digital pretende mapear uma "constelação" de manifestações associadas a um local específico (monumentos, museus, toponímia, estabelecimentos comerciais, entre outras) e outras que não estejam necessariamente associadas a um local específico (objetos em série, produtos comerciais, entre outras). Para além do conceito de "arquivo digital", outros poderão ser explorados, de forma exclusiva ou em simultâneo, tais como o de "coleção digital", "base de dados", "mapeamento", "atlas", "enciclopédia", "dicionário", "glossário", entre outros análogos. A partir dos actos de sinalização e documentação, outras leituras e perspetivas sobre as manifestações identificadas no "arquivo" poderão ser trazidas à luz, contribuindo para um debate mais amplo, polissémico e democrático. Desta forma, o "arquivo" materializa-se num website responsivo com backoffice onde pessoas colaboradoras poderão alimentar o "arquivo" com conteúdos. De forma a assegurar a interrelação entre as diferentes entradas, sugere-se o modelo "wiki" (um website que permite a edição colaborativa dos seus conteúdos e por diferentes utilizadores/as) através de criação de diferentes perfis e com distintas permissões (colaborador/a, moderador/a, gestor/a). O arquivo deverá suportar a inclusão de ficheiros de diferente natureza (nomeadamente, textos, imagens, imagens em movimento, mapas integrados, entre outros). Os conteúdos serão fornecidos pelo orientador da proposta e por outras pessoas (investigadores/as) contactadas para o efeito. Valoriza-se o carácter exploratório e experimental aplicado ao desenvolvimento do "arquivo", que se perspetiva como um protótipo de um trabalho que, posteriormente à conclusão do mesmo, possa vir a ser uma plataforma colaborativa e em permanente desenvolvimento.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Fase 1 - Revisão da bibliografia e Estado da Arte.
Fase 2 - Trabalho de investigação de tipologias e de projetos práticos semelhantes (análise de estudos de caso).
Fase 3 - Estudos e aspetos conceptuais do website e da respetiva identidade visual.
Fase 4 - Elaboração da proposta de dissertação.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Fase 5 - Prototipagem do website e desenvolvimento da identidade visual.
Fase 6 - Testes e experimentação.
Fase 7 - Escrita da dissertação (acompanha todas as fases do plano de trabalho).
Fase 8 – Preparação de artigo científico a submeter a conferência científica.

Condições

Apesar de não ser necessariamente uma condicionante, valoriza-se, da parte do/a estudante, o interesse e conhecimento da História de Portugal e dos debates contemporâneos que posicionam criticamente essa mesma História.

Observações

A presente proposta insere-se num dos temas de interesse de investigação do proponente (investigador do CEIS20 – Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra), aliando Design e Humanidades numa lógica interdisciplinar.

Orientador

Nuno Miguel Cabral Carreira Coelho
ncoelho@dei.uc.pt 📩