Titulo Estágio
Transição para uma alimentação saudável e sustentável na era digital: estudo de caso Cogumelos do ‘Prado ao Prato’
Local do Estágio
CNC-UC Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra; DEI-FCTUC–Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
Enquadramento
O projeto Cogumelos do ‘Prado ao Prato’: Do Tratamento de Doenças do Metabolismo a Dieta Saudável Sustentável a partir da Valorização de Recursos Agro-florestais, do CNC-UC/CIBB, é financiado pelo PRR (ID PRR-C05-i03-I-000160), e envolve 9 parceiros. Uma das componentes do projeto incide na coprodução de recursos educativos digitais para promover a sensibilização para os benefícios nutricionais e terapêuticos dos cogumelos e o seu contributo para a transição para uma alimentação saudável, sustentável e acessível. A equipa é interdisciplinar com atuação nas áreas da micologia, ciências da vida e da saúde, ciências agrárias e florestais, da nutrição, desporto, educação, design e comunicação.
Objetivo
Com este estágio, pretende-se que o/a estudante colabore com a equipa do projeto na criação de uma página Web e elementos visuais e gráficos, a partir das tecnologias de informação e multimédia, com o objetivo de comunicar bases para a transição para uma alimentação saudável, sustentável e acessível. Objetivos de comunicação na criação da página e conteúdos: O1 – (re)conhecimento de cogumelos cultivados e silvestres; O2 – conhecimento sobre a cadeia de produção de cogumelos a partir da valorização de resíduos agrícolas e florestais; O3 – conhecimento sobre os cogumelos na cultura da dieta mediterrânica; O4 – sensibilização sobre segurança alimentar, o que inclui o acesso a comida saudável, rendimento justo para produtores, redução da pegada ambiental e ecológica; O5 – consciencialização sobre a relação entre saúde, segurança alimentar e alterações climáticas.
Espera-se que os conteúdos digitais possam: a) promover literacia, reflexão e autodeterminação na mudança de comportamentos; b) possibilidade de documentar feedback de utilizadores, c) caracterizar utilizadores (dados demográficos, geográficos, educação, hábitos alimentares). É objetivo que o/a estudante adquira competências críticas de planeamento, produção e avaliação de eficiência e eficácia de recursos digitais. Também se pretende que o/a estudante adquira competências de investigação nas áreas tecnológicas do estágio.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
Fase 1 – Revisão da bibliografia e estado da arte;
Fase 2 – Elaboração do guião que servirá de base de programação para a página Web e conteúdos;
Fase 3 – Criação de um protótipo da página, ilustrações e animações, a partir do trabalho colaborativo com os membros da equipa Cogumelos do ‘Prado ao Prato’ (com recurso a metodologias qualitativas);
Fase 4 – Elaboração do projeto de tese.
Plano de Trabalhos - Semestre 2
Fase 5 – Construção da página Web e demais conteúdos digitais
Fase 6 – Avaliação de eficiência e eficácia dos recursos digitais produzidos (com recurso a metodologias quantitativas)
Fase 7 – Escrita da dissertação.
Condições
O estágio será realizado nas instalações do CNC-UC, no DEI-FCTUC e em locais onde decorrerão as atividades do projeto Cogumelos do ‘Prado ao Prato’.
Orientador
Anabela Marisa Azul
amjrazul@cnc.uc.pt 📩