Titulo Estágio
O programa INSPIRA enquanto serviço
Local do Estágio
DEI
Enquadramento
O problema de atração e retenção do talento feminino nas áreas das STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts, and Mathematics) tem dado lugar à criação de iniciativas e projetos que procuram contribuir para assegurar maior diversidade nestas áreas. Uma dessas iniciativas é o INSPIRA, um programa que nasceu no Departamento de Engenharia Informática (DEI) da Universidade de Coimbra, que visa promover a retenção de talento feminino na informática, através de mentorias e actividades de suporte ao desenvolvimento das suas trajectórias académicas, de modo a proporcionar um espaço de partilha de experiência e consciente das questões de género. Neste momento, é necessário pensar o INSPIRA enquanto serviço que se coloca à disposição da comunidade de alunas do DEI.
Objetivo
No contexto do projecto INSPIRA, e seguindo uma metodologia de design de serviços, este projecto tem como objectivo pensar o INSPIRA, enquanto serviço. Para tal será necessário compreender o contexto em que o INSPIRA se insere bem como a comunidade a que se dirige para que se possam desenhar jornadas de experiência centradas e definidas à medida de cada um dos principais segmentos de mentorandas do programa INSPIRA.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
Investigar o estado da arte da mentoria no ensino superior, com vista à retenção de raparigas na área de informática
Fazer o levantamento e análise de iniciativas e atividades de mentoria no ensino superior, com vista à retenção de raparigas na área de informática
Definir e desenvolver estratégias que permitam ganhar empatia com as alunas do DEI
Investigar e mapear as atuais jornadas das alunas do departamento de informática
Definir o problema de acordo com os principais segmentos a que o serviço/INSPIRA se dirige
Preparação do documento intermédio de dissertação
Plano de Trabalhos - Semestre 2
Explorar o espaço de soluções de design e desenvolver e validar uma proposta de design de forma iterativa e incremental junto do público-alvo, que dê resposta ao problema e segmentos definidos, propondo journey maps (ou blueprints) focados no acompanhamento das alunas do DEI
Definir as atividades a desenvolver bem como dos seus materiais de suporte
Fazer o design e desenvolvimento das evidências do serviço das atividades constantes nos journey maps (ou blueprints)
Definição, criação e implementação das ferramentas de avaliação e de medição do impacto do serviço
Escrita da dissertação
Condições
NA
Observações
NA
Orientador
Paula Alexandra Silva
paulasilva@dei.uc.pt 📩