Titulo Estágio
HapticMusic
Local do Estágio
CISUC / DEI
Enquadramento
Para pessoas com deficiência visual, a leitura de partituras musicais revela-se extremamente difícil. Existem partituras escritas em código Braille, mas a sua leitura exige o uso dos dedos, o que impede que a pessoa leia a pauta enquanto toca um instrumento: a pessoa é obrigada a memorizar a pauta antes de a executar.
Os Interfaces hápticos são tecnologias que fornecem feedback tátil e sensações aos utilizadores (*). Nos últimos anos têm surgido diversos interfaces hápticos para leitura de pautas musicais, uns baseados em “tablets” especiais, outros recorrendo a materiais deformáveis, mas todos exigem o uso dos dedos. Também há propostas de Luvas Vibratórias para este fim, mas o seu uso dificulta a boa execução de muitos instrumentos musicais.
Por outro lado, são conhecidos estudos que mostram que o ser humano dispõe de elevado poder de discriminação tátil em diversas zonas do corpo, como o torso, o ventre, etc. Interfaces hápticos do tipo “wearable” parecem, pois, soluções promissoras para o problema.
(*) A palavra "háptico" vem do grego "haptein", que significa "tocar". Existem diversos
Objetivo
Pretende-se com este estágio investigar possíveis soluções para a construção de um interface háptico para a leitura de uma pauta musical que não exija a utilização dos dedos nem, de preferência, as mãos. Serão exploradas possibilidades envolvendo “wearables” com atuadores apropriados, mas admitem-se outras soluções, designadamente as que surjam no contexto do estágio como resultado da própria investigação. O projeto vai decorrer nas instalações do CISUC (no DEI) e do AmazingLab, sob orientação de docentes do DEI, em colaboração com o centro de investigação INET-md, da Universidade de Aveiro.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
1 - Revisão de Bibliografia e estado da arte sobre soluções existentes para leitura tátil de pautas
2 - Recolha de informação sobre o tato nos Humanos, designadamente sobre perceção tátil, sensibilidade cutânea, discriminação tátil, e termossensibilidade
3 - Recolha e sistematização de informação sobre atuadores e dispositivos de interface.
5 - Conceção do interface háptico e construção de protótipo exploratório
6 - Preparação da proposta de dissertação
Plano de Trabalhos - Semestre 2
1 - Experimentação e evolução do protótipo
2 - Estudo e conceção de código de conversão de signos musicais para signos hápticos
3 - Desenvolvimento da aplicação informática de interface
4 - Experimentação e análise
5 - Escrita da Dissertação
6 - Escrita de artigo científico
Condições
Trabalho a desenvolver no Cognitive Media Systems Group do CISUC e no AmazingLab
Observações
Há possibilidade de atribuição de bolsa de investigação no 2º semestre.
Dá-se preferência a alunos com conhecimentos de Design de Som, Programação Multimédia, Tecnologias de Interface, Design de Interação
Coorientação: Tiago Cruz
Orientador
Amilcar Cardoso
amilcar@dei.uc.pt 📩