Titulo Estágio
Visualização de Fluxos de Diálogo
Local do Estágio
CMS, CISUC
Enquadramento
Vemos cada vez mais agentes conversacionais (vulgo, chatbots) a operar nos mais diversos domínios. Muitos destes agentes são programados para seguir fluxos pré-definidos, isto é, sequências de ações a realizar, incluindo respostas a perguntas, de acordo com as interações do utilizador humano (e.g., cumprimento -> pergunta1 -> resposta1). Mais concretamente, estes fluxos podem ser representados por grafos, constituídos por estados do diálogo e transições entre estados. Em algumas situações, eles podem ser bastante complexos, por incluir muitos estados e transições, ainda que, por vezes, alguns estados sejam mais importantes do que outros.
A visualização dos fluxos de diálogo pode fornecer informações valiosas para melhorar a usabilidade dos agentes, identificar pontos problemáticos na interação e suportar uma melhor alocação de recursos, tendo sempre em vista a optimização da experiência do utilizador. Ela deve permitir uma navegação simplificada pelos fluxos e facilitar a sua análise através de representações gráficas.
Em alguns tipos de agente (e.g., como o ChatGPT) ou em conversas entre humanos, não há fluxos pré-definidos. No entanto, estes podem extrair-se automaticamente, a partir de um conjunto de diálogos de qualquer tipo. Também aqui a análise dos fluxos de diálogo pode ajudar a identificar tendências de comunicação, suportar o desenvolvimento de um chatbot, ou até validar fluxos pré-definidos.
Objetivo
O principal objectivo deste estágio é o desenvolvimento de soluções inovadoras de visualização de informação que permitam: (a) sintetizar grandes volumes de informação (fluxos) (b) apresentar essa informação de forma integrada, eficiente e eficaz, (c) melhorar a compreensão de fluxos. Para tal, serão exploradas duas áreas chave: visualização de informação e design de interacção.
Pretende-se com estas atividades que o/a aluno/a desenvolva novos conhecimentos e competências em desenvolvimento de modelos de visualização, programação para a web e Interação Humano-Computador, com ênfase no desenvolvimento de modelos interactivos de fluxos.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
1. Revisão da bibliografia e Estado da Arte;
2. Familiarização com fluxos de diálogo;
3. Estudo preliminar: análise e estudo de métodos de visualização de fluxos / grafos;
4. Elaboração da proposta de dissertação.
Plano de Trabalhos - Semestre 2
5. Prototipagem (desenvolvimento de um protótipo para a Web com base nas soluções propostas);
6. Testes e experimentação do protótipo (definição dos critérios de avaliação e análise dos resultados obtidos nos testes de experimentação do protótipo);
7. Escrita da Dissertação.
Condições
Este trabalho irá decorrer num laboratório do CISUC, onde haverá um acompanhamento regular pelos orientadores.
Orientador
Catarina Maçãs / Hugo Oliveira
cmacas@dei.uc.pt 📩