Propostas Atribuidas 2023/2024

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-05-16 01:26:43 (Europe/Lisbon).
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Titulo Estágio

Multimedia Storytelling for E-Learning: Characters, Stories, and Activities for Online Higher Education

Local do Estágio

Delegação Regional de Coimbra da Universidade Aberta (alternativa: INESC TEC, Porto)

Enquadramento

Fundada em 1988, a Universidade Aberta (UAb) é a única instituição de ensino superior público a distância em Portugal.
Pela sua vocação e natureza, a UAb utiliza nas suas atividades de ensino, as mais avançadas metodologias e tecnologias de ensino a distância orientadas para a educação sem fronteiras geográficas nem barreiras físicas, e dando especial enfoque à expansão da língua e da cultura portuguesas no espaço da lusofonia (comunidades migrantes e países de língua oficial portuguesa).
Assim, a UAb disponibiliza, em qualquer lugar do mundo, formação superior (licenciaturas, mestrados e doutoramentos) e cursos de Aprendizagem ao Longo da Vida. Toda a oferta pedagógica está integrada no Processo de Bolonha e é lecionada em regime de elearning, desde 2008, ano em que a UAb se tornou numa instituição europeia de referência, no domínio avançado do elearning e da aprendizagem online, através do reconhecimento do seu Modelo Pedagógico Virtual® (cf. também Modelo Pedagógico Virtual: Cenários de Desenvolvimento).
Em 2010, o modelo de elearning desenvolvido e praticado pela UAb foi distinguido com o Prémio da EFQUEL – European Foundation for Quality in Elearning e com a certificação da UNIQUe – The Quality Label for the use of ICT in Higher Education (Universities and Institutes). No mesmo ano, a UAb foi também qualificada como a instituição de referência para o ensino em regime de elearning em Portugal por um painel internacional de especialistas independentes.
No âmbito do esquema europeu de Níveis de Excelência, a European Foundation for Quality Management (EFQM) distinguiu a UAb com o 1.º Nível de Excelência Committed to Excellence (C2E) em 2011. Em 2016, o comprometimento da UAb com a qualidade foi reconhecido pela EFQM que distinguiu a Universidade com 4 Estrelas no 2.º Nível de Excelência Recognized for Excellence (R4E). Em 2017, recebeu a certificação da Norma 27001 pela Associação Portuguesa de Certificação tendo sido reconhecida a segurança da PlataformAbERTA, a sua plataforma de elearning. Em 2019, a UAb tornou-se a primeira universidade portuguesa a ser distinguida por boas práticas nas áreas da inovação e da sustentabilidade no ensino superior, tendo recebido o Selo de Bronze da Association for the Advancement of Sustainability in Higher Education (AASHE).

A Universidade Aberta foi condecorada como Membro Honorário da Ordem do Mérito pelo Presidente da República em 29 de novembro de 2018 (Diário da República).

MISSÃO
A missão da Universidade Aberta, nas suas pouco mais de três décadas de existência, é formar, capacitar e promover o acesso ao saber, assentando num modelo e em práticas pedagógicas inclusivas e sustentáveis, orientadas para a promoção e valorização do conhecimento e da integração cultural e social em língua portuguesa.

VISÃO
A Universidade Aberta ambiciona afirmar-se como uma universidade aberta ao mundo, inovadora e sustentável, reconhecida e valorizada nas comunidades de língua portuguesa.

Objetivo

Dê vida à Ada, à Fezada, ao Meiabola e ao Patavinas. E ao Boss, claro. E à Catmming, a nossa gata cibernética de inteligência artificial na empresa SimProgramming. :-)

Foi idealizada e aplicada numa unidade curricular de Licenciatura a abordagem didática e-Sim, que transforma toda a disciplina num "estágio" simulado numa empresa de desenvolvimento de software: a SimProgramming.
Nesse "estágio", todos os enunciados, trabalhos etc. são substituídos por narrativas, com personagens, diálogos, instrumentos, cenários e outros elementos.

Essas narrativas são puramente textuais, sem outra interatividade que as proporcionadas pelas atividades do Moodle.

Pretende-se aumentar a imersividade das narrativas, nas suas dimensões da imersão narrativa: espacial, temporal e emocional.
Pretende-se que esta imersividade ganhe novos contornos audiovisuais, dando visibilidade a todo o conteúdo das narrativas, e eventualmente até interatividade, com novos formatos de participação e envolvimento dos estudantes.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

1. Caracterização de ambientes semelhantes: identificar e caracterizar narrativas multimédia semelhantes às que ser pretendem alterar. Produção de relatório de estado da arte.
2. Análise de requisitos: estudo dos conteúdos atuais da unidade curricular, identificação e análise dos requisitos e necessidades a suprir com as narrativas multimédia. Produção de relatório de requisitos.
3. Conceito de narrativas multimédia: Conceber e especificar uma estratégia de transformação das narrativas. Produção do relatório de especificação e design.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

4. Implementação do conceito narrativas multimédia de acordo com a estratégia definida, na plataforma Moodle e associadas. Arquivo de produções em repositório.
5. Realização de testes de adequação das narrativas.
6. Melhoria das narrativas multimédia a partir dos resultados dos testes.
7. Escrita do relatório final.

Condições

Servidor Moodle para testes. Permite acolher participantes que simulem ser alunos e docentes, para teste das narrativas em contexto de aplicação.

O estágio pode ser realizado na Delegação Regional de Coimbra da Universidade Aberta, ou - se for essa a preferência do estagiário - na sede da Universidade, em Lisboa, ou no INESC TEC, no Porto.

É ainda possível averiguar, se o estagiário preferir, a possibilidade de realização do estágio noutra representação regional da Universidade Aberta, de entre os 18 Centros Locais de Aprendizagem existentes no país.

Observações

A estratégia tem o potencial de ser integrada formalmente na abordagem e-Sim, já publicada em livro e em processo de evolução:
https://resellers.euebooks.com/uab/book/e-simprogramming-planificar-conceber-e-acompanhar-atividades-didaticas-online-de-engenharia-de-software/H0K8YX

Pode ser inclusivamente disponibilizada online como exemplo paradigmático de método a seguir.

Há vários artigos científicos já publicados sobre a metodologia e-Sim:
Fontes, M. M., Pedrosa, D., Araújo, T., Morais, C., Costa, A., Cravino, J., & Morgado, L. (2021, May). Narrative-Driven Immersion and Students' Perceptions in an Online Software Programming Course. In 2021 7th International Conference of the Immersive Learning Research Network (iLRN) (pp. 1-8). IEEE.

Pedrosa, D., Fontes, M. M., Araújo, T., Morais, C., Bettencourt, T., Pestana, P. D., ... & Cravino, J. (2021, June). Metacognitive challenges to support self-reflection of students in online Software Engineering Education. In 2021 4th International Conference of the Portuguese Society for Engineering Education (CISPEE) (pp. 1-10). IEEE.

Castelhano, M., Araújo, T., Pedrosa, D., Morgado, L., & Cravino, J. (2021, September). Ambientes com narrativas imersivas através da técnicas OC2-RD2 no ensino de programação de computadores no ensino superior a distância: perceções dos estudantes sobre os nomes das personagens. In XII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Challenges 2021: Desafios do Digital (pp. 589-600). Universidade do Minho. Centro de Competência.

Orientador

Leonel Morgado
Leonel.Morgado@uab.pt 📩