Propostas sem alunos

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-05-05 15:46:53 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Desenvolvimento de recursos digitais interativos para educação ambiental

Local do Estágio

Gabinete de Comunicação de Ciência do CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da UP. Possibilidade de tele-trabalho

Enquadramento

A presente proposta integra-se no projeto de educação
ambiental Charcos com Vida do CIIMAR, que tem como um dos principais objetivos
o desenvolvimento de atividades e recursos de exploração científica e
pedagógica sobre a importância dos charcos e da sua biodiversidade. Através do
uso das novas tecnologias no dia-a-dia das crianças e jovens, procura-se alargar
os recursos utilizados neste projeto para soluções de comunicação e interação
em meios digitais, de forma a estimular o conhecimento científico de uma forma mais
interativa. O aluno será integrado na equipa do Gabinete de Comunicação de Ciência
do CIIMAR, que lhe proporcionará condições de trabalho e orientação científica
adequadas ao projeto a desenvolver, bem como importante experiência em ambiente
de trabalho jovem e dinâmico.

Objetivo

Esta tese tem como objetivo principal o desenvolvimento de
recursos interativos digitais para educação ambiental, tais como design web,
design de jogos eletrónicos, infografia interativa e motion graphics.
Espera-se que a criação destas ferramentas de informação: i) simplifique
conteúdos científicos de forma a ser acessível para a população em geral; e ii)
aumente o interesse do público mais jovem pela temática do projeto.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

1º SemestreFase 1 - Revisão da bibliografia e Estado da Arte.Fase 2 - Análise e discussão dos diferentes recursos digitais a desenvolver.Fase 3 - Desenvolvimento de um protótipo de recursos simples para demonstração.Fase 4 - Elaboração da proposta de trabalho e dissertação.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

2º SemestreFase 5 - Desenvolvimento das ferramentas de recursos interativos digitais para educação ambiental.Fase 6 – Experimentação e teste das hipóteses com a população geral e alunos do ensino básico.Fase 7 - Escrita da Dissertação.Fase 8 - Escrita de um artigo científico.

Condições

O estágio pode ser realizado em regime remoto, com
deslocações ocasionais ao CIIMAR para acompanhamento e discussão do trabalho. O Gabinete de Comunicação do CIIMAR tem uma equipa alargada e experiente no desenvolvimento de diversas ferramentas educativas, com um ambiente dinâmico e forte espírito de equipa.

Observações

O aluno deve ter competências para o desenvolvimento de recursos
interativos de comunicação e interação em meios digitais, bem como conhecimento
em design de jogos e experiência em linguagem de programação genérica.

Orientador

José ALlves Teixeira
jose.teixeira@ciimar.up.pt 📩