Titulo Estágio
UX Writing - O tom de voz da Ubiwhere
Local do Estágio
IPN ou Remote
Enquadramento
A empresa Ubiwhere, Lda. foi constituída em Setembro de 2007 em Aveiro por três investigadores de telecomunicações provenientes do Instituto de Telecomunicações e da PT Inovação. Com sede em Aveiro, o objetivo primário da empresa é o desenvolvimento e investigação de tecnologias de ponta, para conceber a tecnologia mais avançada e criar propriedade intelectual de grande valor. A Ubiwhere tem vindo a investir, desde a sua criação, no aumento da sua capacidade tecnológica e na diferenciação dos seus produtos e serviços, apostando em nichos que apresentam vantagens competitivas, mas que exigem um forte investimento no contínuo desenvolvimento tecnológico. A empresa trabalha em diversos sectores, como a Internet das Coisas, com foco nas Cidades Inteligentes, nas tecnologias de Telecomunicação (e.g. 5G) e em tecnologias do futuro.
A Ubiwhere está cada vez mais focada no desenvolvimento dos seus produtos internos e pretende melhorar o modelo de interação dos utilizadores finais com os produtos vanguardistas nos vários mercados.
O objetivo principal deste estágio é contribuir para o Design System existente com o desenvolvimento de um Design Language System, com a Voz e Tom da marca Ubiwhere, adequado e passível de ser aplicado aos diversos produtos.
Este deve refletir os princípios de UX Writing e incluir um conjunto de orientações, técnicas e boas práticas a serem seguidas para a sua implementação.
Este Design Language System deve ser capaz de responder às várias necessidades de conteúdo escrito de um projeto/produto, criar narrativas visuais apelativas que simplifiquem a implementação por parte dos profissionais e compreensão por parte dos utilizadores finais.
Objetivo
Implementação de um Design Language System, como guia de comunicação e de escrita aplicado à Marca e Produtos Ubiwhere.
Desenvolvimento de um guia que inclua:
Análise dos objetivos da marca, dos projetos e dos produtos;
Análise do público-alvo/audiência;
Definição do Tom e Voz da marca;
Guidelines de estilo de conteúdo - incluir casos específicos de complemento ao Design System em:
Componentes: como botões, placeholders, tooltips, ícones, entre outros;
Conteúdo escrito: como formatos de data e hora, mensagens, pontuação, abreviações, títulos, subtítulos, resumos, entre outros;
Glossário dos termos, expressões e linguagens técnicas mais comuns, bem como os que não devem ser utilizados;
Análise de princípios e definição de guidelines de acessibilidade e inclusividade - como criar conteúdo acessível a todos os utilizadores;
Guidelines e recomendações para SEO e outros indicadores;
Guidelines para a criação de conteúdo para os diferentes canais de comunicação Ubiwhere - digitais e impressos.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
Fase 1 - Estudo da área Temática : UX Writing nas empresas de Produto
T1 - Análise e estudo dos conceitos e dimensões principais da temática e elaboração do Estado da Arte do UX Writing e guias de conteúdo escrito de outras marcas/produtos do mesmo espectro.
T2 - Estudo e contextualização da marca Ubiwhere e dos seus produtos
T3 - Definição dos diferentes tópicos a desenvolver:
Elementos das interfaces e outros conteúdos;
Métodos e Guidelines de UX Writing;
Design Language Systems
Plano de Trabalhos - Semestre 2
Fase 2 - Desenvolvimento e conclusão da dissertação
T4 - Desenvolvimento da proposta de UX Writing para o Design Language System, a incluir no Design System Ubiwhere
T5 - Aplicação no contexto de um produto já existente
T6 - Testes com utilizadores
T7 - Avaliação dos Testes realizados
T8 - Sugestão de melhorias ao Design Language System realizado
T9 - Escrita final da dissertação
Condições
2 x IAS (443,20€), num total de 886,40€ a pagar no final do estágio; 1 x IAS (443,20€) como prémio de bom desempenho se o estagiário obtiver média final de curso igual ou superior a 14 valores.
Orientador
Ricardo Manuel da Silva Ferreira Carvalho
rcarvalho@ubiwhere.com 📩