Titulo Estágio
Metamorfo (Shapeshifter) - Combinação computacional criativa de criaturas 3D
Local do Estágio
CISUC-CMS
Enquadramento
Criaturas 3D originais e criativas são uma demanda frequente em conteúdo multimédia como jogos e filmes. De forma a obter tais criaturas é necessária a aplicação de conhecimento por parte de um artista na área da computação gráfica, o que por vezes pode ser complexo e trabalhoso. Dada esta dificuldade, a presente proposta pretende criar um sistema computacionalmente criativo e viável na criação de criaturas 3D, onde outros artefatos possam tirar partido das suas funcionalidades.
A ideia de recombinação de várias criaturas não é nova. Na mitologia grega, por exemplo, as criaturas eram um fruto de recombinação de várias partes do corpo dos animais verdadeiros (p.ex. Minotauro, Quimera). O intuito desta proposta é partir dos conceitos já existentes, como por exemplo, as 16 criaturas do livro ‘Estrambólicos’ de André Letria e José Jorge Letria, que se dividem em três e se combinam entre si. Na transmidiação do livro pretende-se procurar soluções computacionais capazes de gerar criaturas 3D visualmente coerentes e esteticamente apelativos, fornecendo uma experiência única ao observador.
Objetivo
O principal objetivo desta dissertação é explorar a combinação computacional criativa de criaturas 3D e posterior aplicação editorial dos elementos desenvolvidos.
Numa primeira fase, pretende-se procurar as técnicas da criatividade computacional associada à computação gráfica de modo a conceber um sistema criativo que extraia elementos de modelos 3D recombinando-os de forma criativa e realista.
Numa fase seguinte pretende-se incorporar o sistema concebido num objeto editorial que servirá de input ao sistema criativo para a concepção de criaturas relacionadas com os elementos selecionados fisicamente. Como prova de conceito, e sem excluir as outras possibilidades, pretende-se desenvolver a transmidiação do livro ‘Estrambólicos’ de André Letria e José Jorge Letria, um livro com 16 criaturas que se dividem em três e se combinam entre si.
Planeia-se também usar tecnologias AR/VR de forma a visualizar os resultados digitais criados.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
- Revisão bibliográfica e investigação do estado da arte no que se refere a: (i) criatividade computacional, (ii) computação gráfica, e (iii) implementação de sistemas de AR/VR;
- Definição do sistema e mecanismos a usar e/ou desenvolver;
- Desenvolvimento de um protótipo funcional;
- Preparação da proposta de dissertação.
Plano de Trabalhos - Semestre 2
- Desenvolvimento do sistema;
- Experimentação, testes e validação;
- Criação do suporte físico do sistema;
- Aplicação do sistema;
- Escrita da dissertação e dissiminação dos resultados através de um artigo científico.
Condições
- O estágio será realizado nas instalações do grupo CMS do CISUC.
- Durante a fase de candidaturas, dúvidas relacionadas com esta proposta devem ser esclarecidas através de email ou de uma reunião presencial/videoconferência.
Contactar orientadores:
Pedro Martins (pjmm@dei.uc.pt)
Evgheni Polisciuc (evgheni@dei.uc.pt)
Orientador
Pedro Martins / Evgheni Polisciuc
pjmm@dei.uc.pt 📩