Titulo Estágio
Recriação de Lugares Imaginários: onde o espaço geográfico encontra-se com experiências vividas
Local do Estágio
CISUC-CMS
Enquadramento
O que define um lugar? Ao longo do tempo esse conceito tem sido interpretado de diversas formas e em diferentes campos de conhecimento. Em modelos mais recentes, o lugar pode ser visto simultaneamente através de dois ângulos distintos: como um ponto no espaço, inserido num contexto geopolítico; e como um espaço vivido, carregado de afetividade, heranças culturais, significados e perceções individuais.
Paralelamente, o termo “cartografia” tem também evoluído: de um simples registo passivo de dados passou a um dispositivo interpretativo e cominicativo. A sua função deixa de ser a de refletir a realidade de forma fiel e imperturbada, e passa a ser remodelar os mundos em que as pessoas vivem, colocando no centro a interpretação, em vez da verdade absoluta e a informação.
Surge assim um campo de atuação algures entre a arte, ciência e tecnologia; um elo de ligação entre atitude artística e dimensão científica. Aqui, alguns artistas plásticos escolhem cartografar países imaginários, enquanto outros optam por reavaliar a lógica habitual do mundo. Alguns exemplos destes trabalhos são: “Floating World” (2001), uma instalação audiovisual de Satomi Matoba; e trabalhos continuamente desenvolvidos pelo artista plástico Chris Kenny.
Dado o contexto tecnológico do mestrado, observa-se potencial no cruzamento entre as áreas da cartografia, métodos de “self-tracking” e data art. Por isso, nesta dissertação será desenvolvido um sistema computacional capaz de criar artefactos visuais, inspirados em métodos cartográficos e técnicas plásticas analógicas. Estes artefactos serão representativos de lugares visitados no passado, com base em dados diversos e obtidos nessas viagens.
Assim, tal como a definição de lugar deriva da perceção humana, a obra final, resultante desta dissertação, tem como objetivo representar esse espaço vivido, pessoal e irreplicável. Porque, no final de contas, tal como a cartografia, também a arte é uma forma de mediação entre o Homem e o mundo.
Objetivo
O objetivo principal desta dissertação é desenvolver um sistema computacional capaz de gerar artefactos visuais baseados em dados georeferenciados recolhidos em viagens anteriores de uma pessoa.
No desenvolvimento deste sistema, serão utilizadas técnicas e ferramentas de Design Computacional, Visualização de Informação, Visualização Geográfica e Design Generativo. Estas técnicas serão exploradas no sentido de ajudar a mapear artefactos visuais representativos de lugares já visitados, dando origem a obras abstratas e irreplicáveis, de acordo com dados de self-tracking recolhidos.
Será explorada a melhor estratégia de divulgação do trabalho (quer física, quer digital), e criada uma identidade visual do projeto para tal.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
→ Revisão bibliográfica referente ao estado de arte em Visualização Geográfica, Design Computacional e Data Art;
→ Exploração de trabalhos analógicos e técnicas que possam ser reaproveitadas e adaptadas ao contexto digital do trabalho;
→ Investigação e definição de ferramentas a usar e abordagens a tomar;
→ Exploração do possível mapeamento de dados e eventuais representações;
→ Definição dos meios físicos e digitais de partilha do projeto;
→ Definição das características da identidade visual do projeto;
→ Analise dos dados existentes e recolha dos dados adicionais;
→ Elaboração do relatório intermédio.
Plano de Trabalhos - Semestre 2
→ Processamento dos dados;
→ Primeiros testes e experimentações relativamente ao mapeamento de dados;
→ Elaboração do algoritmo que permite fazer o mapeamento com base nos inputs estipulados;
→ Geração e refinamento de artefactos visuais específicos;
→ Desenvolvimento da identidade visual do projeto;
→ Criação e desenvolvimento das plataformas definidas no 1º semestre para a partilha do mesmo;
→ Escrita da Dissertação e disseminação dos resultados obtidos.
Condições
- O estágio será realizado nas instalações do grupo CMS do CISUC.
- Durante a fase de candidaturas, dúvidas relacionadas com esta proposta devem ser esclarecidas através de email ou de uma reunião presencial/videoconferência.
Contactar orientadores:
Evgheni Polisciuc (evgheni@dei.uc.pt)
Pedro Martins (pjmm@dei.uc.pt)
Observações
Algumas referências importantes:
http://www.dear-data.com/theproject
https://cdv.dei.uc.pt/the-aesthetics-of-routine/
http://dataselfportrait.catarinasampaio.com
https://www.chriskenny.co.uk/map-works
http://satomimatoba.com/Pages/floatingworld.htm
http://davidcarsondesign.com
Orientador
Evgheni Polisciuc / Pedro Martins
evgheni@dei.uc.pt 📩