Titulo Estágio
Ferramentas computacionais para o design de identidades visuais dinâmicas
Local do Estágio
DEI-FCTUC
Enquadramento
Face às novas tecnologias e novos media, as identidades visuais estão a tornar-se cada vez mais complexas e exigentes. Para responder às necessidades atuais tem-se notado um crescente interesse em identidades visuais dinâmicas, isto é, identidades onde um ou mais componentes do sistema (marca gráfica, cores, tipografia, formas, etc.) sofrem variações.
A presente proposta encontra-se integrada no âmbito da investigação feita pelo laboratório Computational Design and Visualization (CDV Lab. / CMS / CISUC), onde foi desenvolvido um modelo de análise completo acerca de Identidades Visuais Dinâmicas. Pretende-se dar continuidade ao estudo e, se possível, estender os seus contornos atuais. Ao entender e definir os parâmetros que permitem alcançar dinamismo, a proposta visa desenvolver um sistema facilitador do processo de design na elaboração de identidades visuais dinâmicas.
Objetivo
O objectivo desta dissertação é a exploração de métodos para a criação de sistemas de identidade visual dinâmicos, aplicando ferramentas de programação no processo de design. Será dado ênfase à exploração e desenvolvimento de identidades cujo dinamismo é concebido pela variação de diferentes elementos visuais, para além do logótipo e símbolo, e que resultam numa linguagem visual complexa mas coesa. Esta dissertação visa propor métodos de criação que respondam adequadamente à crescente complexidade trazida pelos universos digitais, fornecendo ferramentas a designers para o desenvolvimento deste tipo de identidades.
Plano de Trabalhos - Semestre 1
Fase 1 – Revisão da bibliografia.
Fase 2 – Investigação, análise e definição de diferentes métodos para alcançar dinamismo em identidades visuais, com foco nos diversos elementos que constituem o respetivo sistema gráfico.
Fase 3 – Desenvolvimento de um protótipo para demonstração de conceito.
Fase 4 - Escrita do relatório intermédio.
Plano de Trabalhos - Semestre 2
Fase 5 – Refinamento gráfico e conceptual do protótipo.
Fase 6 – Desenvolvimento do sistema.
Fase 7 – Experimentação do sistema desenvolvido e análise dos resultados
Fase 8 – Escrita da dissertação.
Fase 9 – Escrita e submissão de um artigo científico.
Condições
O trabalho será desenvolvido num laboratório de investigação do grupo CMS do CISUC, onde haverá um acompanhamento regular por parte dos orientadores.
Orientador
João Miguel Andrade Proença da Cunha / Tiago Filipe dos Santos Martins
jmacunha@dei.uc.pt 📩