Atribuidas 2022 2023

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-29 15:28:35 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Ver ou ler: da caligrafia ao desenho

Local do Estágio

DEI/CISUC

Enquadramento

Muito antes do surgimento da escrita alfabética já se estabelecia comunicação por imagens. Ao observar as ilustrações produzidas pelo homem ao longo do tempo encontramos algum paralelismo entre escrita e imagem, sendo muitas vezes uma ou outra. A escrita assémica é o termo que define a forma de arte híbrida que funde texto e imagem. Existem indícios do seu aparecimento desde a Idade Média e o Renascimento, com a utilização de estilos originais de escrita árabe – o cúfico ou kufi – como pseudo escrita decorativa. Já no século XX, proliferam as obras que utilizam representações conceptuais gráficas da palavra, na forma de livros de artista, poesia visual e também escrita assémica, que questionam as mais comuns noções de composição textual e de escrita. Com o aparecimento da programação surgem ainda mais abordagens que tiram partido da imprevisibilidade e do seu dinamismo tão próprio para a criação de artefactos visuais que imitam o movimento caligráfico e se aproximam do desenho.

Objetivo

O objectivo desta investigação é a concepção de composições caligráficas/textuais/visuais que explorem a legibilidade e ilegibilidade resultantes da tensão entre texto e imagem. Espera-se explorar a visualidade e espacialidade da escrita para criar artefactos visualmente/artisticamente relevantes com o auxílio da programação. Pretende-se que se tire partido do movimento da mão para a criação do movimento das linhas e/ou letras.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

1 — Revisão bibliográfica e investigação do estado da arte no que se refere a (i) escrita assémica; (ii) poesia concreta e visual; (iii) sistemas computacionais que explorem a criação de tipografia experimental, caligrafia e escrita assémica;
2 — Definição das técnicas e mecanismos a usar e/ou desenvolver;
3 — Escrita de Relatório para a defesa Intermédia.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

1 — Concetualização e desenvolvimento do(s) artefacto(s);
2 — Testes e experimentação;
3 — Escrita da dissertação;
4 — Escrita e publicação de um artigo em conferência.

Condições

O trabalho será desenvolvido no CMS/CISUC, onde haverá acompanhamento regular por parte dos orientadores. O aluno terá acesso aos recursos do CMS, incluindo espaço de trabalho.

Orientador

João Bicker/Jéssica Parente
bicker@dei.uc.pt 📩