Atribuidas 2022 2023

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-29 13:39:04 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Interpretações Visuais do Movimento — Instalação interactiva

Local do Estágio

CISUC

Enquadramento

Desde do advento da computação, em meados do Século XX, vários artistas, cientistas da computação e designers têm vindo a explorar o uso de abordagens computacionais para o desenvolvimento de artefactos de design e artísticos. Porém, com a democratização das tecnologias e media digitais o uso destas tecnologias, no contexto criativo, tem-se massificado. Estas práticas têm promovido o aparecimento de novas práticas no contexto criativo e a mudança do contexto profissional de vários artistas e designers, encorajando o desenvolvimento de métodos de produção criativa onde os autores em vez de criarem os artefactos finais, desenvolvem sistemas e/ou ferramentas que criam os mesmos artefactos.
Nesta dissertação será desenvolvida uma instalação interactiva composta por elementos reactivos ao ambiente onde será inserida e à sua audiência.

Objetivo

O principal objectivo desta dissertação é a concepção e desenvolvimento de uma instalação interactiva multimédia que seja reativa ao seu ambiente e comportamento da sua audiência. Nesse sentido, é esperado que o artefacto multimédia desenvolvido explore mecanismos e linguagens visuais que permitam uma comunicação dinâmica e reativa com a sua audiência. No desenvolvimento desta instalação serão exploradas tecnologias e ferramentas computacionais para recolher, analisar e definir o estado dos seus elementos visuais (p.ex. visão por computador, design generativo, computação gráfica). Esta instalação será desenvolvida e apresentada no suporte multimédia «FeedNPlay» que atualmente está a ser instalado no piso 1 do Departamento de Engenharia Informática (FCTUC). Nesse sentido, é esperado que a instalação tire partido dos sensores disponíveis neste equipamento. Para além do desenvolvimento da instalação, serão desenvolvidos materiais de promoção da instalação e promovida uma exibição pública do projeto.

Plano de Trabalhos - Semestre 1

Tarefa 01—Revisão bibliográfica referente ao estado de arte da arte digital com foco em instalações que explorem o uso de dados do ambiente circundante e/ou da audiência para criar artefatos visuais;
Tarefa 02—Investigação sobre abordagens, técnicas e ferramentas computacionais no contexto da arte digital;
Tarefa 03—Definição das abordagens, técnicas e ferramentas a utilizar no desenvolvimento da parte prática do trabalho;
Tarefa 04–Definição do suporte visual e das variáveis do ambiente a utilizar no desenvolvimento da instalação;
Tarefa 05—Estudos preliminares com as técnicas e variáveis escolhidas no suporte «FeedNPlay»;
Tarefa 06—Preparação do relatório intermédio.

Plano de Trabalhos - Semestre 2

Tarefa 07—Desenvolvimento da instalação;
Tarefa 08—Testes e afinação da instalação no local;
Tarefa 09–Desenvolvimento de materiais gráficos de promoção e apresentação da plataforma;
Tarefa 10—Apresentação pública da instalação;
Tarefa 11—Disseminação dos resultados (p.ex. escrita e submissão de artigo científico e disponibilização da implementação do projeto em repositório Git);
Tarefa 12—Escrita da dissertação.

Condições

O trabalho será desenvolvido no CMS/CISUC, onde haverá acompanhamento regular por parte dos orientadores. Se necessário, o aluno terá acesso contínuo a um espaço de trabalho.

Observações

O estágio é orientado, no DEI, por Sérgio M. Rebelo (srebelo@dei.uc.pt) e co-orientado por Tiago Martins (tiagofm@dei.uc.pt)

Orientador

Sérgio M. Rebelo / Tiago Martins
srebelo@dei.uc.pt 📩