Atribuidas 2022 2023

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-04-29 16:15:31 (Europe/Lisbon).
Voltar

Titulo Estágio

Playing with Serendipity - A Design Study into Gameplay Aesthetics

Local do Estágio

CISUC Interactive Media Lab

Enquadramento

A satisfação da necessidade crescente de conteúdos com originalidade e qualidade estética capazes de sustentar uma interação continuada e a longevidade da relação do jogador com o jogo, tem levado à exploração de estratégias generativas na produção de conteudo. Neste contexto propõe-se o objectivo de conceber e estudar instrumentos computacionais, generativos e avaliativos tendo em vista a exploração do fenómeno de serendipidade na experiência de jogo. Pretende-se assim explorar a relação entre o conteúdo gerado, as dinâmicas de jogo e a estética resultante na percepção e interpretação da experiência de jogo.

Objetivo

O objectivo central deste estágio é a criação de um jogo original para ensaios de gameplay generativo, com elementos de recolha de dados para estudo da experiência.
A criação deste jogo constituirá uma oportunidade para ensaiar técnicas de PCG em contexto de estimulação sensorial e construção de sentido.
Pretende-se estudar a produção e combinação de elementos como forma de explorar o fenómeno estético de serendipidade na experiência de jogo.
Concepção e desenvolvimento de um Generative Game Design system incluindo:
a) Design com técnicas generativas (co-criativas) em jogos;
b) Estudo das tecnologias de desenvolvimento de jogos aplicáveis;
c) Construção de um protótipo para ensaio do conceito de gameplay generativa;
d) Avaliação da experiência estética com base em recolha de dados por telemetria;

Plano de Trabalhos - Semestre 1

A1. (M1 - M3) State of the art research - research and document the relevant SoA, publications and software review, for the study of the problem at hand; Detailed characterisation of the problem to be solved stating specific goals and requirements;
A2. (M3 - M4) Design Proposal - Conceiving of a design proposal for the specific context, including game design, visual identity, interaction models and user interface draft; Mapping of assumptions and milestones for the rest of the project;
A3. (M1 - M4) Paper - production of a synthesis of state of the art and conceptual design proposal for a research paper;

Plano de Trabalhos - Semestre 2

A4. (M5 - M9) Prototyping - implementation of a proof-of-concept prototype, tuning and corrections based on evaluation results;
A5. (M9) Evaluation - definition of evaluation criteria and method; performing evaluations and analysis of results;
A6. (M10 - M11) Dissertation - Dissertation with reflection on process and knowledge production

Condições

NA

Observações

NA

Orientador

Licínio Gomes Roque
lir@dei.uc.pt 📩