Propostas Submetidas

DEI - FCTUC
Gerado a 2024-05-01 18:58:08 (Europe/Lisbon).
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Titulo Estágio

Santa Cruz - The Game

Local do Estágio

CISUC Interactive Media Lab

Enquadramento

No contexto do Projecto Santa Cruz https://santacruz.ces.uc.pt/ está a ser realizado um levantamento documental, digitalização de alta definição e reconstituição arquitectónica virtual 3D do mosteiro à data de 1834. O objectivo com este projecto é o cruzamento de diversas fontes documentais, plantas, desenhos, fotografias antigas, e scanning por nuvens de pontos das estruturas ainda existentes e obras de arte no museu Machado de Castro, no sentido de efectuar uma levantamento e reconstituição histórica que possa constituir uma renovada base para uma reinterpretação do património material e imaterial.

Associado ao objectivo de produção de uma base de conhecimento científico, existe ainda a intenção de conceber um conteúdo multimédia interactivo na forma de jogo que possa ser experimentado por um público não especialista. Este conteúdo deverá ser trabalhado a partir de um critério de comunicação com fiel os elementos existentes, complementando-os com outros especulativos, como as conjecturas existentes sobre o modo de vida à época, as práticas da ordem religiosa, lendas e outras histórias associadas ao mosteiro, recolhas musicais e cantares da época, relação com a urbe e ecosistema envolvente, etc.

Objetivo

Concepção e desenvolvimento de um jogo original baseado nos elementos da reconstituição, elaborando uma narrativa e estética compatíveis, mas especulativas, no sentido de potenciar o conhecimento do património material e imaterial relacionado através da fruição de uma experiência audiovisual rica e interactiva. Serão sub-objectivos:
a) Estudo do estado da arte na produção de conteúdos em jogos e dos âmbitos de design aplicáveis; Estudo das tecnologias de desenvolvimento aplicáveis;
b) Inventariação dos elementos de base para o design do jogo; desenho do jogo (a decidir formato web/3D ou mobile AR/VR on-site) e ensaio do conceito;
c) Produção da arte audiovisual e prototipagem do jogo em software de largo acesso, avaliação da experiência de jogo (usability & playfulness);

Plano de Trabalhos - Semestre 1

A1. (M1 - M3) State of the art research - research and document the relevant SoA, publications and software review, for the study of the problem at hand; Detailed characterisation of the problem to be solved stating specific goals and requirements;
A2. (M3 - M4) Design Proposal - Conceiving of a design proposal for the specific context, including game design, concept art, interaction models and user interface draft; Mapping of assumptions and milestones for the rest of the project;
A3. (M1 - M4) Paper - production of a synthesis of state of the art and conceptual design proposal for a research paper;

Plano de Trabalhos - Semestre 2

A4. (M5 - M9) Prototyping - art creation, implementation of a proof-of-concept prototype, tuning and corrections based on evaluation results;
A5. (M9) Evaluation - definition of evaluation criteria and method; performing evaluations and analysis of results;
A6. (M10 - M11) Dissertation - Dissertation with reflection on process and knowledge production

Condições

NA

Observações

This project will be developed in cooperation with the Santa Cruz Project team, with access to high-res 3D models and other materials, and access to research in historical sources and medieval music.

Orientador

Licínio Gomes Roque
lir@dei.uc.pt 📩